fbpx

Coluna Vitor Vogas

Rompimento: “vice-líder” de Casagrande na Assembleia declara apoio a Guerino

Candidato a deputado federal, Marcos Garcia é aliado do governo, mas fechou com o oposicionista. Ele atua como vice-líder de Casagrande no plenário (embora seu mandato na função já tenha expirado)

Publicado

em

Marcos Garcia (à esquerda) declara apoio a Guerino Zanon (ao centro). Foto: assessoria de Guerino

O deputado estadual Marcos Garcia declarou apoio nesta terça-feira (27) ao ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) na eleição para o governo estadual. Candidato a deputado federal pelo PP, Garcia também é empresário em Linhares, cidade governada por Guerino por cinco mandatos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O deputado atua como vice-líder do governo de Renato Casagrande (PSB) na Assembleia e assim é considerado por outros membros da base aliada e por assessores do Legislativo Estadual. Tecnicamente, porém, seu último mandato na função venceu em agosto – e por isso as aspas no título desta coluna.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Uma resolução de autoria do então deputado Enivaldo dos Anjos (sem partido), aprovada em 2019, obriga o governador a renovar a cada seis meses a indicação do seu líder e do seu vice-líder na Casa. A última vez que Casagrande fez isso foi no dia 1º de fevereiro. Pela fria letra do atual Regimento Interno, o governo também está sem líder desde agosto, pois também não renovou a permanência de Dary Pagung (PSB) na função.

De qualquer forma, Garcia é (ou era), sem dúvida alguma, aliado do governo Casagrande desde o início do atual mandato, em 2019. Seu apoio a Guerino configura um caso clássico de deserção, não só por seu alinhamento ao governo na Assembleia, mas porque seu partido, o PP, faz parte da coligação de Casagrande e defende a reeleição do governador.

Aliás, até a decisão de Garcia de trocar o PV pelo PP para disputar esta eleição, no dia 1º de abril, foi avalizada pessoalmente por Casagrande.

O apoio de Garcia a Guerino foi tornado público em um grande encontro da campanha do candidato ao governo, em Cariacica. Na opinião do deputado, o ex-prefeito de Linhares é o melhor gestor nessa disputa:

“Quem me inspirou a entrar na vida pública foi Guerino. Ele é um político em quem eu sempre me inspirei. Tenho muito orgulho em falar que eu moro em Linhares porque Guerino transformou a cidade. Guerino é o melhor gestor. Um gestor que cuida das pessoas e que sempre busca gerar empregos”, disse o deputado, em texto enviado à imprensa pela assessoria de Guerino.

“Conheço Marcos desde quando ele era vendedor. Sempre se destacou no trabalho, virou gerente de uma grande loja e vi nele o potencial para ajudar a transformar a vida de outras pessoas. Por isso o convidei para entrar na vida pública. Ele entrou e tem se destacado muito. É uma honra tê-lo ao meu lado nesta caminhada”, agradeceu Guerino.

Em tempo: a renovação do exercício de Garcia como vice-líder do governo não foi feita até agora. E, depois dessa, nem será.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.