fbpx

ES360

Olimpíadas: capixabas convocadas para seleção de ginástica rítmica

Vaga do conjunto brasileiro foi conquistada durante Pan-Americano

Publicado

em

Geovanna e Déborah vão representar o Espírito Santo nas Olimpíadas. Foto: Governo do ES

Duas capixabas estão entre as cinco atletas convocadas para representar o Brasil no conjunto de ginástica rítmica na Olimpíada de Tóquio. Deborah Medrado e Geovanna Santos são do Espírito Santo e vão disputar medalha ao lado de Beatriz Linhares, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pírcio. Elas foram escolhidas pela treinadora Camila Ferezin e tiveram os nomes oficializados nesta quinta-feira (08) pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Vários critérios foram levados em consideração para que chegássemos a esses cinco nomes. Tínhamos mais atletas com condições, e isso é muito positivo. Para fechar o grupo levamos em conta quem fazia melhor as duas séries, já que não será mais suficiente ter bom desempenho em uma coreografia apenas. Fizemos vários testes, mudamos posições, ajustamos e essa composição foi a que melhor se adaptou ao que precisávamos”, disse a técnica à CBG.

O conjunto brasileiro conseguiu a classificação olímpica durante o Campeonato Pan-Americano, em junho, no Rio de Janeiro. Segundo a treinadora, o grande objetivo da delegação é alcançar a final olímpica pela terceira vez, após estar entre os oito melhores nos Jogos de Sydney (2000) e de Atenas (2004).

“A busca da final continua sendo nossa meta. Estamos trabalhando duro e aumentamos bastante nosso nível de dificuldade após a conquista da vaga. Temos conjuntos ágeis, apresentando coreografias com alto valor de dificuldade e sem esquecer, em momento algum, a parte artística. Vamos em frente para conseguir estar na final”, concluiu.

Trajetória

A trajetória de Geovanna Santos começou no projeto Campeões de Futuro, do governo do Espírito Santo, no núcleo de ginástica rítmica de Pinheiros, onde nasceu. Aos oito anos, “Jojo”, como também é chamada, acabou se mudando, acompanhada de toda a família, para Vila Velha, com o objetivo de se dedicar ainda mais ao esporte. Estudando na Escola Estadual Agenor Roris, no bairro Itaparica, participou de várias edições dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) e da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), onde colecionou uma série de medalhas.

Na edição de 2017 dos JEJ, em Brasília, Geovanna Santos fez dupla, representando o Estado, justamente com a futura parceira de seleção brasileira. Na época, Déborah Medrado estudava na Escola Estadual Rômulo Castello, na Serra. Na competição por equipe da categoria juvenil, as duas conquistaram a prata para o Espírito Santo. Agora, estarão juntas novamente, mas em uma Olimpíada.

Com Agência Brasil