fbpx

ES360

Média móvel de mortes cai em 33% na GV

A média móvel é calculada com base nas ocorrências dos últimos sete dias na região metropolitana

Publicado

em

Brasil deixa ranking das 10 maiores economias do mundo . Foto: Pixabay

Ranking. Foto: Pixabay

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os indicadores apontam que as medidas restritivas para atividades econômicas e sociais contribuíram para a redução da transmissão do novo coronavírus e também a queda da média móvel de óbitos. O Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde, mostra uma variação de -33,53% no número de óbitos em relação aos últimos sete dias na Grande Vitória.

Em 12 de maio, a Grande Vitória registrava uma média móvel de 23,86 óbitos por dia. Nesta terça-feira, dia 18, a média é de 15,86 vítimas diárias. Com 4.927 mortes, a Grande Vitória é a região do estado com o maior número de óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Dentre os quatro maiores municípios da região metropolitana, Vila Velha aparece com a maior média de óbitos por dia. O município ainda registra em média 5,29 vítimas da covid-19. Se comparado com o número de sete dias atrás, há uma queda de 35,09% nas mortes.

Já Cariacica é o município com a menor média móvel de vidas perdidas da Grande Vitória. Há sete dias, o município registrava cerca de 7,57 mortes por dia. Esse número teve uma queda de 62,26%, e nesta terça-feira, dia 18, há uma média de 2,86 óbitos.

Vitória registrou uma leve queda de 15,38%. A média aponta 3,14 óbitos por dia na capital. Já a Serra foi o único município da Grande Vitória com um leve aumento. Nos últimos sete dias, a variação foi de +3,23%. ou de uma média de 4,43 óbitos por dia para 4,57.

A média móvel é calculada com base nas ocorrências dos últimos sete dias. O uso do indicador para monitorar a evolução da pandemia ajuda a atenuar distorções nos registros em algum dia, principalmente aos finais de semana, ou o atraso no envio de dados pelas secretarias estaduais de Saúde.

Transmissão da covid-19

A redução também foi registrada na média de transmissão do novo coronavírus. A Grande Vitória teve queda de 30,03% nos casos de covid-19. Os dados apontam que em 12 de maio os municípios notificavam em média 427 casos. Nesta terça-feira, dia 18, o número caiu para 290 diagnósticos positivos por dia.

A análise do cenário epidemiológico da covid-19 na região metropolitana, Vitória aparece com a maior queda na transmissão e o menor registro diário de diagnósticos positivos. Se comparado com os números dos últimos sete dias, a capital teve uma variação de -49,15% no número de casos. A média de infectados nesse período caiu de 84 para 43 por dia.

Na Grande Vitória, a Serra é o único município que ainda registra uma média superior a 100 casos por dia. Mesmo com uma variação de -26,51% na análise dos números dos últimos sete dias, a média móvel de casos caiu de 163 para 120.

Vila Velha aparece com uma queda de 30,74% no número de diagnósticos positivo nos últimos sete dias. Nesta segunda-feira, dia 18, a média móvel é de 69 casos por dia. Já Cariacica, no mesmo período, teve uma redução de 27,05%. No dia 12 de maio, o município registrava em média 82 casos, e hoje, ou para 60.