ES360
ES quer antecipar 2ª dose da AstraZeneca para 56 dias
Proposta do governo do Espírito Santo será apresentada no Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Coletiva da Sesa sobre vacinação. Divulgação/Sesa
O governo do Espírito Santo vai propor a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca para 8 semanas, ou 56 dias. A informação foi reada em coletiva, nesta segunda-feira (05), pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A proposta será apresentada ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para encaminhamento ao Plano Nacional de Imunizações.
Segundo o secretário, com doses em estoque e a bula do imunizante prevendo a aplicação da segunda dose em um prazo de 4 a 12 semanas, a antecipação, além de ser permitida, ajudaria a controlar a propagação do coronavírus e imunizar maior parcela da população em definitivo, com as duas doses de vacina.
ES é terceiro no país em aplicação de vacinas
O Espírito Santo é o terceiro estado em aplicação de vacinas contra a covid-19 tanta em primeira quanto em segunda dose. Segundo dados divulgados pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social, o estado já aplicou um total de 2.268.530 doses de imunizantes.
Até o domingo (04), foram aplicadas 1.666.259 primeiras doses, 571.635 segundas doses e 30.636 doses únicas da vacina da Janssen. Segundo o secretário, foi registrado no sábado o recorde de 48.552 imunizantes aplicados em 24h.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, atualmente o Espírito Santo tem 54% da sua população adulta alcançada com, pelo menos, a primeira dose de imunizante contra a covid-19. “Estamos consolidando uma posição de destaque entre os três estados do Brasil com o melhor desempenho da vacinação da primeira e da segunda dose e, neste mês de julho, vamos implementar a atualização de diversas estratégias de vacinação na população capixaba”, informou.
