ES360
2ª dose será antecipada para pessoas com mais de 40 anos no ES
A previsão é que o intervalo entre a primeira e segunda dose seja de oito semanas para quem receber os imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca

Nesio Fernandes e Luiz Carlos Reblin. Foto: Reprodução
A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está avaliando a antecipação da aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 no Espírito Santo para pessoas com mais de 40 anos. A previsão é que o intervalo entre a primeira e segunda dose seja de oito semanas para quem receber os imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca. Atualmente, o intervalo da Pfizer é de 84 dias e o da Astrazeneca 70 dias. Com oito semanas o intervalo aria a ser de 56 dias.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A nova medida já pode valer a partir de setembro e o objetivo é conter um novo avanço da doença pelo cenário de instabilidade nos estados vizinhos e com a variante delta. “O avanço da vacinação da segunda dose é uma das principais estratégias para conter o risco de avanço das internações e óbitos”.
A escolha por adiantar em oito semanas é para antecipar os benefícios da dose de reforço na população com mais de 40 anos, faixa etária que tem mais internados no estado. “A segunda dose representa reforço necessário para reduzir de maneira mais robusta as internações e óbitos as populações que evoluem de forma mas crítica”, detalha.
Foco na segunda dose
Nos próximos 15 dias, o foco da vacinação da covid-19 deverá ser de aplicação da segunda dose de pessoas com 40 anos ou mais e grupos prioritários, sendo 80% das doses disponibilizadas para esses grupos.
“O avanço oportuno da segunda dose na população capixaba pode nos dar expectativa de que no mês de outubro haja consolidação da queda de internações e óbitos”, avalia.
