Diversão
Já ouviu a última música dos Beatles? Confira aqui
“A nova canção ‘Now And Then’ dos Beatles já pode ser apreciada globalmente”, anunciou Paul McCartney em uma rede social

Nova música dos Beatles, “Now and Then”, foi lançada nessa quinta-feira. Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (2), os Beatles surpreenderam os fãs com o lançamento de “Now and Then”, a derradeira faixa inédita do grupo. A música se origina de uma demo gravada por John Lennon, cujos vocais foram revitalizados através de tecnologia de inteligência artificial.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A novidade foi compartilhada por Paul McCartney no X (antigo Twitter). “A nova canção ‘Now And Then’ dos Beatles já pode ser apreciada globalmente”, anunciou o lendário cantor, compositor e poli-instrumentista.
Na quarta-feira, dia 1º, os Beatles revelaram ao mundo um documentário de 12 minutos no YouTube chamado “Now and then — The last Beatles song”, que leva o espectador pelos corredores da criação dessa faixa histórica. Com depoimentos inéditos de Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, além de Sean Ono, o filho de Lennon, e insights do cineasta Peter Jackson, o vídeo também inclui gravações raras de John Lennon.
Em agosto, Paul discutiu a perspectiva de utilizar a IA para sintetizar uma música final dos Beatles, com a inclusão da voz de Lennon: “Existe uma diferença entre usar a inteligência artificial para simular minha voz cantando algo como “God only knows” — o que é bastante comum na web — e empregá-la para purificar tecnicamente gravações antigas. Isso é incrível. Conseguimos isolar a voz de John de tal maneira que parece que voltamos à sessão original. Foi maravilhoso ouvir a voz dele tão límpida e encantadora”, disse.
A decisão de Paul McCartney de utilizar uma fita de John Lennon para criar uma nova música gerou uma onda de entusiasmo e também de controvérsia entre os seguidores do grupo. Algumas pessoas criticaram a escolha. Paul se manifestou sobre as dúvidas circulantes, procurando esclarecer as intenções por trás do projeto em suas redes sociais.
“Notamos alguma confusão e muita especulação. Parece que as pessoas estão tentando adivinhar demais. Não posso revelar muitos detalhes por agora, mas só para esclarecer, nada foi fabricado ou gerado por sintetizadores”, McCartney esclareceu. “Tudo é autêntico, e todos nós participamos na faixa. O que fizemos foi aprimorar gravações antigas, um esforço que levou anos. Esperamos que vocês gostem tanto quanto nós”, disse o ex-Beatle.
Confira abaixo a nova música dos Beatles:
