fbpx

Diversão

Espetáculo “O Menino mais rico do mundo” gratuito para a criançada

O espetáculo mineiro será realizado nos dias 16 e 17 de julho, no Teatro Sesi

Publicado

em

O espetáculo “O Menino mais rico do mundo”. Foto: Alyson Jardin

A terceira apresentação do projeto Diversão em Cena ArcelorMittal, “O menino mais rico do mundo”, é um divertido espetáculo infantil com o ator Marcelo Ricco, que leva ao palco um “pequeno” catador de papel, rico em sonhos e imaginação. Do palco, o menino convida crianças e adultos para um dedo de prosa sobre reciclagem, importância da preservação da natureza, economia de água, alimentação saudável, incentivo à leitura e valorização da cultura popular. Temas importantes nos dias atuais e abordados com muita interatividade e humor por meio de poesias e músicas. A peça será apresentada nos dias 16 e 17 de julho, às 16 horas, no Teatro Sesi, em Jardim da Penha. No domingo, espetáculo terá com intérprete de libras.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com texto de Xico Abreu e sob a direção de Diego Benicá (que também assina a cenografia e o figurino), a estreia ocorreu em março de 2015, em Belo Horizonte, e rodou várias cidades em turnê, que em 2022 chega em Vitória pela primeira vez.

O espetáculo propõe que as crianças reflitam sobre como cuidar do planeta em todos os sentidos, desde tratar bem as pessoas e a importância da leitura até a preservação do meio ambiente. Na peça, a reciclagem ganha um defensor quando o personagem principal da montagem é um menino catador de papel. Ele usa a imaginação para narrar sua vida com delicadeza e poesia, presente desde o começo da peça quando o garoto diz que, como não sabe quem é seu pai, escolheu o céu como pai; é poético também no momento em que borboletas são descritas como “flores que voam”.

Para o ator, o tema educativo do espetáculo vem ao encontro do papel que o teatro tem junto à formação das crianças. “Busquei um texto que falasse de situações reais de forma poética, mas sem enganações. Acho que este é o papel do teatro infantil, o de caráter educativo. Já que é nessa época da vida que precisamos ter melhores referências para nos ajudar, inclusive, na formação de caráter. E ‘O menino mais rico do mundo’ tem esta proposta: ensinar de forma lúdica, soltar a imaginação e divertir”, acredita Marcelo.

Os 50 minutos de espetáculo são intercalados com músicas de autoria do próprio autor Xico Abreu, que ganharam arranjos de Hairlan Rodrigues e Gustavo Moura, com direção musical também de Diego Benicá. Marcelo Ricco está se reencontrando com a música. Seu primeiro espetáculo teatral foi no musical “Nas ondas do rádio”. Agora, está sendo acompanhado pela preparadora vocal Iaiá Drummond, que coincidência ou não, foi colega de palco do ator quando fez o meu primeiro musical, há 15 anos.

O programa Diversão em Cena tem o compromisso de democratizar o o à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, via Fundação ArcelorMittal Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem realização local da WB Produções.

Sinopse

Imagine um menino rico! Não de dinheiro, mais de imaginação e sonhos. Um menino que aprendeu a conhecer as cores, brincar com os sons, respeitar o mundo, e por isso, hoje, é companheiro da felicidade. Este menino, um pequeno catador de papel, acaba de chegar ao teatro, onde com muita música, poesia e humor, convida a plateia a conhecer o seu mundo fantástico.

Serviço

Diversão em Cena ArcelorMittal – “O Menino mais rico do mundo”

  • Data: 16 e 17 de julho – sábado e domingo
  • Obs: intérprete de libras na sessão de domingo.
  • Local: Teatro Sesi
  • Endereço: R. Tupinambás, 240 – Jardim da Penha
  • Hora: 16 horas
  • Gênero: comédia
  • Classificação: livre
  • Duração: 50 minutos
  • Entrada gratuita: retirada do ingresso na semana do evento, a partir de terça feira (dia 12 de julho), na bilheteria do teatro. Apenas 2 ingressos por F.
  • Mais informações: wbproducoes.com