Diversão
Espetáculo de dança infantojuvenil estreia em Vitória
Coletivo Emaranhado faz montagem acontece com intérpretes de libras e estímulos para escolas. Evento é gratuito para todas as idades

Evento acontece entre os dias 20 e 24 de março. Foto: Divulgação
O Coletivo Emaranhado convida os capixabas para acompanhar a aventura de Menina e seu melhor amigo, o Pássaro, no mundo imaginário de “Tão Belo”. No espetáculo “A Menina e o Pássaro”, o público é convidado para uma viagem lúdica por meio da dança, envolvendo imagens, sensações e emoções criadas pelo imaginário infantil. A temporada acontece entre os dias 20 e 24 de março, gratuitamente, na Casa da Música Sônia Cabral. A montagem retorna aos palcos graças ao apoio do Ministério da Cultura e do ES Gás.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A história se a a partir das viagens de Pássaro, que em suas idas e vindas, trazia novas aventuras para a Menina. E nessa memória, como um grande baú, capaz de armazenar tudo o que é percebido: a estória, a trajetória, a prisão, o arrependimento, a reflexão, a confiança, os meandros do tempo. A Menina e o Pássaro é uma grande criança criando memória e o que está em jogo é a força que surge das aventuras de sua imaginação.”, conta Maicom Souza, diretor de produção e um dos bailarinos.
O espetáculo incentiva também a participação de escolas, instituições de apoio às pessoas idosas e/ou com necessidades especiais, que tenham interesse em levar seus participantes para o teatro. Estas instituições serão selecionadas por ordem de solicitação, que poderá ser realizada diretamente no site do Coletivo Emaranhado, escolhendo data e horário: https://forms.gle/
Um detalhe importante para instituições de apoio às pessoas idosas e/ou com necessidades especiais, o Coletivo Emaranhado irá disponibilizar uma van para realizar o deslocamento do público ao teatro, sendo uma contrapartida de ibilidade, além de intérprete de libras nas apresentações.
A equipe técnica é composta por Maicom Souza (direção de produção e bailarino) e Ricardo Reis (direção coreográfica). As fotos still e a arte gráfica foram realizadas por Bernardo Firme, enquanto o Ateliê Nessy e Coletivo Emaranhado ficaram por conta do figurino. Também participaram Daiana Rocha (captação audiovisual), Guilherme Alvez (operação de som), Rafaella Vagmaker (produção executiva) e as bailarinas Amanda Luzia, Julia Fachetti e Lorena Markelly.
Este espetáculo conta com o investimento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Companhia de Gás do Espírito Santo – ES Gás, apoio institucional da Casa da Música Sônia Cabral, Funcultura, Lei de Incentivo à Cultura Capixaba LICC e Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é do Coletivo Emaranhado, Bule Estúdio Criativo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Conheça o Coletivo Emaranhado
O Coletivo Emaranhado foi fundado em 2013 e, desde então, coleciona uma trajetória de muitas conquistas, como o Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), no ano de 2018. Capixaba, o grupo é formado por artistas que se interessam pela dança como eixo central de suas pesquisas visando, sobretudo, suas possíveis relações transversais com outras linguagens. As obras refletem sobre o que indica ou acentua os signos da arte negra pelo gesto, e o que seria o descortinar do corpo a partir da dança negro-brasileira, além de como seriam os ensinamentos introdutórios sobre o corpo a partir de sua utilização na dança negra. A filosofia do Emaranhado é difundir a interação constante entre as linguagens artísticas, numa performance denominada “emaranhado cênico”. Na gestão do coletivo se encontram Maicom Souza, como diretor geral, e Ricardo Reis, como diretor artístico.
Serviço
Espetáculo “A Menina e o Pássaro”
Data: 20 a 24 de março (segunda a sexta-feira)
Local: Casa da Música Sônia Cabral (Rua São Gonçalo, s/nº – Centro – Vitória)
Horário: 19h (segunda-feira); 9h e 14h (terça-feira); 9h e 15h30 (quarta-feira); 9h e 14h (quinta-feira); e 9h, 14h e 15h30 (sexta-feira)
Entrada: gratuita (ingresso no local)
Duração: 50 min.
Classificação: livre
