Diversão
Celebre o Dia Nacional do Livro estimulando a leitura infantil
A data é comemorada nesta sexta-feira (29). Neuroeducadora aponta inúmeros benefícios da leitura no desenvolvimento das crianças

Muitos pais incentivam o hábito da leitura nas crianças. Foto: @gpointstudio/Freepik
Nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia Nacional do Livro. Que tal aproveitar a data e presentear uma criança com uma obra bem divertida e informativa? A sugestão é da neuroeducadora Thais Bicalho, que defende que todo adulto deve incentivar o hábito da leitura nas crianças, para que elas percebam o quanto esta é atividade prazerosa. A especialista aponta inúmeros benefícios nesta prática, como o aumento do foco e concentração e o estímulo à criatividade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Thais Bicalho explica que o estímulo à leitura pode ser feito inclusive desde antes mesmo de a criança começar a ler. “Muitos pais mantêm o hábito de contar histórias para os filhos à noite e esse contato com o livro já é um grande incentivo”, defende. Segundo a especialista, a criança que lê se desenvolve de forma mais completa, já que o ato exercita o cérebro e até fortalece o senso crítico.
Para não errar na escolha do livro com o qual se vai presentear, a neuroeducadora explica que é necessário conhecer os gostos da criança, para comprar aquelas obras que vão gerar identificação. Por exemplo, se o pequeno gosta de fábulas, nada melhor do que apostar em um grande clássico entre os inúmeros disponíveis nas prateleiras das livrarias. “Gibis e revistas também são válidos neste processo de tornar a leitura um hábito”, diz Thais Bicalho.
Uma boa estratégia, aponta a especialista, é o adulto trocar considerações sobre o conteúdo do livro com a criança. “É uma forma de exercitar o cérebro, ver as percepções acerca do teor do que que foi lido e estimular o pensamento crítico desta criança”, revela.
Sugestões de leituras para crianças
Malala: pelo direito das meninas à educação
Raphaële Frier – Editora Zahar
História que ensina calores de caráter, coragem e determinação.
É fundamental a criança conhecer outras realidades além da sua para respeitar outros pontos de vista.
Casacadabra: cidades para brincar
Bianca Antunes e Simone Sayegh – Editora Pistache
É uma viagem de uma menina e sua amiga capivara por espaços públicos que apresentam projetos de diferentes épocas pelo mundo. No livro são destacados conceitos de sustentabilidade e gentrificação.
O Pequeno Príncipe
Antoine de Saint-Exupéry
Para os pais lerem com seus pequenos. Nessa experiência, o adulto relembrará que ainda há uma criança dentro dele.
