Diversão
Após 22 anos, Imperatriz é campeã do carnaval do Rio de Janeiro
A escola, inspirada pela cultura nordestina, contou a história de Lampião e sua aventura entre o céu e o inferno

A Imperatriz Leopoldinense encerrou um jejum de 22 anos sem título. Foto: RioTur
A escola Imperatriz Leopoldinense se consagrou a campeã do carnaval 2023 do Rio de Janeiro. Com 269.8, o resultado deu a escola o 9° título da agremiação, um ano após retornar ao Grupo Especial. A representante do bairro Ramos, na zona Norte do Rio, contou a história de Lampião, rei do cangaço. A vitória encerrou o jejum de 22 anos da escola sem conquistar o primeiro lugar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O destaque do desfile vai para a presença da única filha de Lampião, Expedita Ferreira, aos 90 anos, ela marcou presença no último carro da Imperatriz no dia do desfile. Outro destaque foi o retorno do carnavalesco Leandro Vieira à escola.

Imperatriz Leopoldinense é a grande campeão do Carnaval do Rio de Janeiro de 2023. Foto: Gabriel Monteiro/Riotur
A apuração das notas do desfile ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), Praça da Apoteose, no Rio, em clima de muita tensão e grandes emoções. A Unidos do Viradouro chegou perto de ultraar a grande campeã de 2023, contudo ficou em segundo lugar com 269.7 pontos. Em terceiro ficou a Vila Isabela com 269.3 pontos.
> Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho serão homenageados nos desfiles do Rio
Lampião: herói ou vilão?
A Imperatriz trouxe para a Sapucaí, na segunda-feira (20), a cultura nordestina e um de seus principais personagens: o Lampião. A agremiação cantou sobre a morte do personagem e seu aperreio no Céu e no Inferno.
A celebração da memória do personagem homenageia sua presença na cultura brasileira, onde fez papel de herói e vilão. A divertida fábula sobre vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, foi contada à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido. Para o carnavalesco Leandro Vieira, o Rei do Cangaço conseguiu conquistar a eternidade. “Então, nem bom, nem mau; eterno”, diz.
Rebaixada
A Império Serrano ficou na última colocação na apuração desta quarta-feira (22) e, portanto, vai disputar a Série Ouro do Carnaval do Rio em 2024. A agremiação ficou com 265.6 pontos na apuração, um ponto atrás da Mocidade Independente de Padre Miguel, a 11ª colocada. Acabou perdendo décimos em quesitos como alegorias e adereços e fantasias.
São Paulo
A escola de samba Mocidade Alegre foi a grande campeã do carnaval 2023 de São Paulo. Em segundo lugar ficou a Mancha Verde e, em terceiro, a Império de Casa Verde. Recordista de títulos do carnaval paulista, o resultado garantiu o 11° título para a escola, inverte a definição da apuração do ano ado, quando a Mancha se sagrou campeã e a Mocidade ficou em segundo.

Mocidade Alegre no segundo dia de desfile das escolas de samba paulistanas do Grupo Especial. Foto: Divulgação/LigaSP
A apuração das notas do desfile ocorreu na tarde desta terça-feira (21), no Sambódromo do Anhembi, na zona Norte da capital paulista. A representante do bairro do Limão, encantou público e jurados contando a história do samurai negro Yasuke.
Samurai negro
A Mocidade entrou na arela, no último sábado (18), para cantar e contar a vida de Yasuke, guerreiro que alcançou o posto de samurai sob o domínio de um poderoso senhor feudal japonês do Século 16 – Oda Nobunaga. Foi sobre a história de vida desse guerreiro negro que a Mocidade Alegre desenvolveu seu enredo.
Na avenida, a escola traçou um paralelo entre o Japão e a África. O samba mostrou o samurai em armadura preta, para enfrentar guerrilhas e adversidades cotidianas do mundo contemporâneo, como o preconceito racial. Ao longo do desfile foi mostrado, ainda, os desafios de Yasuke em se tornar um samurai. Um dos carros retratou um templo samurai e as tradições religiosas e culturais do Japão, estampadas nos carros e alegorias.
Rebaixadas no Carnaval paulista
As escolas de samba Estrela do Terceiro Milênio e Unidos de Vila Maria, as duas com as menores notas – ambas com 269,1 pontos- foram rebaixadas para o Grupo de o em 2024. A Terceiro Milênio, que estreou no Grupo Especial este ano, ficou na última colocação pelos critérios de desempate.
*Com informações da Agência Brasil
Carnaval de Vitória
> MUG é a grande campeã do Carnaval de Vitória
> Pega no Samba leva o título do Grupo A do Carnaval de Vitória
> Independentes de Eucalipto é a campeã do grupo B do Carnaval de Vitória
