Dinheiro
Não Me Perturbe: como bloquear ligações de telemarketing
Plataforma da Anatel possibilita o cadastro do celular para não receber ofertas de serviços por diversas empresas

Não Me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing. Foto: Pixabay
Não receber ligações de telemarketing todos os dias pode ser o desejo de vários brasileiros, principalmente quando são oferecidos os serviços dos quais o cliente já expressou que não tem interesse ou quando as chamadas acontecem de forma exagerada. No entanto, deixar de receber essas ligações indesejadas é possível e, ainda, de forma gratuita. Pela plataforma Não Me Perturbe, todos os brasileiros podem realizar o cadastro do número de telefone e bloquear chamadas de empresas de telemarketing, telecom, TV por e oferta de crédito consignado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O site é um serviço da Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) e já soma quase 10 milhões de números cadastrados para não receber ligações indesejadas, sendo que São Paulo é o estado que concentra a maior base de clientes do país, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões telefones fixos com cadastro na plataforma.
Minas Gerais é o segundo estado com a maior quantidade de números cadastrados, 856 mil números, seguido do Paraná com 844 mil e do Rio de Janeiro com 587 mil registros. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, são 297 mil números cadastrados, o que representa 5,8% da base de telefones fixos e móveis do DF, segundo dados da Conexis Brasil Digital. De acordo com a Anatel, o maior número de reclamações para chamadas indesejadas é de empresas de telefonia, como a Claro e a Vivo.
Para bloquear as chamadas em celular e fixo, o cadastro pode ser feito diretamente no site Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio acontece em até 30 dias após o cadastro no site. Depois da implementação da plataforma, em 2019, foi verificada uma queda de 20% nas reclamações de usuários de serviços de telecomunicações. Ligações comerciais ou de planos de saúde não são englobadas pela plataforma.
