fbpx

Dinheiro

IPTU e IPVA: Saiba quando o desconto da cota única vale a pena

A dica é checar se o desconto oferecido é maior do que o rendimento do valor oferecido em uma aplicação financeira

Publicado

em

Dinheiro. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dinheiro. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O ano começou e com eles vêm os boletos. O contribuinte já deve preparar o bolso para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). Um levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que apenas 11% dos consumidores brasileiros têm condições de pagar as despesas sazonais deste período.

> Estado publica calendário de vencimento do IPVA 2020

O doutor em Finanças e Contabilidade Fernando Galdi alerta que o desconto de 5% oferecido pelo governo no pagamento da cota única do IPVA não é tão atraente, se analisado o contexto em que o contribuinte tenha o valor aplicado em um investimento de renda fixa tradicional. A orientação é não optar pelo desconto a qualquer custo. O ideal é se atentar ao fato de o pagamento da cota única não prejudicar o orçamento familiar.

“No Espírito Santo, a economia é de 5% para o pagamento à vista. Ou seja, a diferença no desconto é boa, mas não é tão vantajosa. A opção deve ser escolhida por aqueles que têm o dinheiro sobrando. Se o valor do imposto fosse usado em um investimento de baixo risco, como o Tesouro Selic, o contribuinte teria um retorno próximo ao desconto oferecido pelo governo. Isso porque, atualmente, a taxa Selic está em 4,5%. É menor que a dedução, mas quem está apertado, vale a pena”, esclarece o especialista.

> Calendário de licenciamento de veículos para 2020 é liberado

A dica é sempre checar se o desconto oferecido é maior do que o rendimento do valor aplicado em uma aplicação financeira. O especialista analisa que os descontos da parcela única oferecidos pelas prefeituras da Grande Vitória estão vantajosas em 2020. Em Vitória e Vila Velha o desconto será de 8%, já os contribuintes de Cariacica e Serra terão 10%. O recomendado para quem tem o valor em mãos é optar pela cota única.