fbpx

Dinheiro

Golpistas tiram dinheiro de vítimas ao “proteger” limite do cartão. Entenda

Golpistas tentam entrar em contato para confirmar uma compra suspeita e tentam gerar uma chave de segurança para “proteger” o limite da vítima

Publicado

em

Golpistas utilizam a Nubank para conseguir pegar dinheiro. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Você recebe uma informação de que alguém está tentando fazer uma compra no cartão e pede para confirmar se é ou não verdade. Ao negar, o banco faz uma ligação para te ajudar a proteger o cartão de crédito.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na ligação, eles se am por uma central de atendimento e ajudam o cliente a se proteger de movimentações estranhas para preservar o limite do cartão. A partir daí começa um dos modelos do “golpe da falsa central de atendimento”.

Golpe

Eles ligam perguntando se o cliente confirma uma compra realizada no cartão, caso aperte a opção que desconhece, eles mandam o cliente para um atendente e a partir daí o golpe começa. Para dar um ar de veracidade, os golpistas ainda criaram uma mensagem para o cliente aguardar enquanto um atendente irá atender a linha.

> Celular Seguro: como usar o app que bloqueia aparelhos roubados

Inicialmente, o golpista faz o questionamento se há alguma possibilidade de furto ou perda do cartão. Quando o cliente diz que não, eles pedem uma confirmação de alguns dados como nome e F. Os golpistas informam então que um celular de determinada marca está tentando realizar uma compra de forma fraudulenta no Mercado Livre e que o banco identificou como suspeita.

Para isso, o atendente segue o cliente para um o-a-o no aplicativo do banco. No caso da Nubank, o golpista pede para que o cliente abra o app e busque a opção “Cartão de Crédito”. Após isso, pede informação da fatura atual e do limite disponível.

> Caiu no golpe do Pix? Mecanismo facilita a devolução do dinheiro

Com essas informações, o golpista diz que irá gerar chaves de segurança de proteção de crédito de metade do limite para que não haja a retirada de forma fraudulenta do dinheiro. A “Nubank” envia então uma chave de segurança de proteção de crédito via SMS.

Quando a mensagem chega, é uma chave Pix como se fosse um código para proteger o cliente quando na verdade, o golpista está roubando o dinheiro. O atendente então informa que o cliente deve copiar o código e colocar na área Pix do aplicativo. O golpista informa que aquele valor gerado é apenas uma validação de segurança e que não irá acontecer o pagamento.

@seusdireitos♬ som original – FERNANDO CHAGAS | ADVOGADO

Proteção

Todo mundo está sujeito a cair no golpe, mas algumas atitudes podem ajudar a se proteger desse tipo de prática. A principal delas é caso alguém ligue pedindo para confirmar dados como senhas e números do cartão, desligue imediatamente a chamada.

Desconfie também das ligações feitas para ajudar com alguma atualização no aplicativo ou no internet banking. Essas atualizações costumam ser automáticas. Em caso de dúvidas, é melhor ligar diretamente para a central de atendimento.

> ​Procon de Vila Velha apresenta dicas para compras seguras no Natal

Não instale nenhum aplicativo no seu celular ou computador a pedido do atendente sem ter certeza da origem dele. Muitos golpistas orientam as vítimas a baixar apps de o remoto, o que permite que eles movimentem a sua conta à distância.

Caí no golpe, e agora?

Caso haja a transferência do dinheiro para o golpista, é extremamente importante entrar em contato com o banco por meio de canais oficiais de atendimento solicitando auxílio. Outra medida é realizar um boletim de ocorrência para tentar evitar que novas vítimas sejam feitas.