Dinheiro
Golpistas distribuem links falsos do “Desenrola” em redes sociais
Programa que tem objetivo de zerar dívidas de até R$100 já é algo de golpistas por meio de links falsos e descontos que não existem

Centenas de links patrocinados e fraudulentos já estão sendo espalhados. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O programa de renegociação de dívidas “Desenrola Brasil”, iniciado nesta segunda-feira (17), já está sendo utilizado como isca para fraudes que circulam no WhatsApp e nas redes sociais.A informação é da Folha de São Paulo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ao realizar uma busca na biblioteca de anúncios do Facebook usando o termo “desenrola”, é possível encontrar centenas de links patrocinados. Infelizmente, parte desses links direciona para sites fraudulentos.
Um desses sites simula um chatbot de autoatendimento que faz perguntas e responde com promessas enganosas sobre o programa de renegociação de dívidas, oferecendo descontos de até 99%, o que não é verdade. Outro link vende um material chamado “Guia do nome limpo” por R$ 27, permitindo o pagamento via Pix ou cartão de crédito.
Os posts identificados são patrocinados, o que significa que a Meta, empresa responsável por controlar o Facebook, Instagram e WhatsApp, recebe para aumentar o alcance dessas publicações. Ao ser procurada pela reportagem, a empresa afirmou que não permite atividades fraudulentas ou quaisquer ações que violem seus padrões de comunidade e publicidade.
Segundo uma checagem da Agência Lupa, um link circula no WhatsApp desde segunda-feira (17), instruindo pessoas a arem um site falso, que supostamente seria da Serasa. Porém, é importante ressaltar que os bancos participantes do programa Desenrola têm seus próprios canais para que os correntistas interessados em quitar dívidas adquiridas entre 2019 e 2022 realizem negociações. Portanto, qualquer link que não seja da instituição financeira é suspeito de ser um golpe.
A Serasa também foi procurada pela reportagem da Folha e esclareceu que faz a renegociação de dívidas apenas por meio dos canais oficiais da empresa, tais como o site Serasa Limpa Nome, o aplicativo para smartphone Android e iPhone e o WhatsApp (11) 99575-2096.
É comum que golpistas se em por representantes de empresas que renegociam dívidas nas redes sociais, oferecendo propostas incompatíveis com o que é praticado no mercado. O objetivo desses criminosos é levar o endividado a ar links falsos, que são uma falsificação da plataforma da Serasa, numa suposta edição especial do Desenrola Brasil. A Serasa reforça que não é responsável por esses endereços.
Um vídeo falso, verificado pelo UOL, afirma que as dívidas serão perdoadas com 99% de desconto. No entanto, os descontos oferecidos pela Caixa e pelo banco Inter chegam, no máximo, a 90%, e apenas para determinadas condições. O valor final da negociação é decidido em conjunto com o banco.
O Ministério da Fazenda informou que divulga orientações sobre o programa nas redes sociais e orienta as pessoas a denunciarem as fraudes às instituições representativas do setor bancário, como a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a ABBC (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais) e a Zetta.
