Dinheiro
Gigante do Nordeste abre centro no ES para distribuir genéricos
Novo centro logístico vai centralizar estoques e encurtar distância e tempo de entrega de medicamentos

Uma das maiores empresas do ramo de distribuição de itens farmacêuticos e medicamentos genéricos do país. Foto: Divulgação
Uma das maiores empresas do ramo de distribuição de itens farmacêuticos e medicamentos genéricos do país – o Grupo Elfa – irá começar a operar no Espírito Santo a partir deste mês, com a inauguração de um novo centro de logística e distribuição de varejo farmacêutico no Terminal Industrial e Multimodal da Serra (TIMS), na Rodovia do Contorno, em Carapina, na Serra.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Utilizando um espaço de armazenamento de aproximadamente 2 mil metros quadrados, o Grupo Elfa irá distribuir genéricos e medicamentos similares de cerca de 19 fabricantes de remédios – nesta conta, estão incluídos ainda fabricantes de equipamentos hospitalares.
A marca foi fundada em João Pessoa, no estado da Paraíba e está presente em mais de dez estados brasileiros. Com a inauguração do novo centro logístico no TIMS, o espaço irá potencializar a operação da companhia, permitindo a centralização dos estoques e uma maior eficiência operacional, além de encurtar a distância e o tempo de entrega em todo o Estado.
O mais completo complexo logístico do Espírito Santo também está abrigando players como Buaiz Alimentos, Sephora, Arcelor e Pimpolho.
Mercado aquecido
O setor de locação de galpões vem registrando um crescimento expressivo nos últimos meses. O lucro do Grupo Elfa, por exemplo, teve um incremento de 7,7% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano ado.
Os números foram puxados por uma série de aquisições que o grupo vem realizando nos últimos anos, como a compra de 95% do capital social da Sadraque Participações, e mais recentemente a compra da Descarpack, líder nacional do setor de produtos descartáveis para as áreas de saúde e farmacêutica.
Somente em 2021, foram compradas cinco empresas dos segmentos de produtos, serviços e logística em saúde, sendo elas: Dupatri Hospitalar, Grupo Anbioton, Biodente, Grupo DRS e TLS. A empresa busca agora parceiros para uma eventual oferta pública inicial de ações na Bolsa de Valores.
