Dinheiro
Black Friday antecipa 6 mil contratações temporárias no ES
Black Friday fez com que os lojistas se anteciem e começassem as contratações ainda no início de novembro para melhorar os lucros

Contratações neste período ajudam no aumento do lucro do comércio. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Quase seis mil vagas de emprego temporário para o período da Black Friday, Natal e férias já foram preenchidas no comércio do Espírito Santo. A expectativa é de que até a metade do mês de novembro todas as vagas estejam preenchidas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O que antes era apenas no mês de dezembro, agora já é destaque ao longo de novembro. De acordo com vice-presidente da Fecomércio, José Carlos Bergamin, o penúltimo mês do ano já é o terceiro em maiores lucros do comércio, principalmente por conta da Black Friday.
> Black Friday: intenção de compras aumenta 32% em 2023
Alguns anos atrás, essas contratações temporárias era focada no período do Natal, mas agora os comerciantes estão optando por trazer novos funcionários antes de dezembro justamente para auxiliar na melhoria das vendas.
Para Bergamin, essa antecipação é importante tanto para o consumidor, que tem mais tempo para antecipar e aproveitar as liquidações de Natal, quanto para o comerciante, que aproveita a época para fazer uma queima de estoque.
“Todo ambiente do comércio está de fato organizado e preparado para ter um bom desempenho em novembro e assim já auxiliar no faturamento do final de ano”, conta Bergamin.
> Saiba como ganhar desconto de R$ 20 na conta de luz
Mesmo tendo mais força na internet, os lojistas tem expectativa de também levar essas vendas para as lojas físicas. Além do comércio, o setor de serviços também aproveita a oportunidade para aumentar o número de contratos para esse período de fim de ano, como as academias e salões de beleza.
Alguns consumidores ainda alegam existir a “Black Fraude”, mas em relação as promoções, Bergamin explica que cada comércio encontra a melhor maneira de oferecer os valores com desconto para os produtos e que a Fecomércio fica atenta nessas mudanças de preço.
“Em relação ao ano ado no comércio, de um modo geral [o preço] não subiu porque já tinha subido antes. Os juros deram uma estabilizada e a empregabilidade tá boa aqui no Espírito Santo. Nós estamos com um mercado bem consolidado”, lembra.
Confira a entrevista completa
