Dia a dia
Vitória vai receber novo lote de vacinas na quarta-feira
Segunda remessa vai contar com 9 mil doses. Agendamento para vacinação deve ser feito pela internet, no aplicativo da prefeitura
A prefeitura de Vitória vai receber nesta quarta-feira (25) o segundo lote com 9 mil doses da vacina contra a gripe. Após o recebimento deve reabrir o agendamento on-line para a vacinação, que está sendo realizada em escolas municipais, a fim de evitar aglomerações nos postos de saúde.
O primeiro lote recebido pela prefeitura foi de 18 mil doses, que foram todas agendadas pelo aplicativo da prefeitura para o grupo prioritário, que é de idosos e profissionais de saúde, que chegam a 40 mil pessoas na capital, segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa. Todo esse grupo precisa ser vacinado até o dia 16 de abril.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Vacinação contra a gripe começa nesta segunda em todo o Espírito Santo
A vacina contra a influenza não protege contra a covid-19. Mas a campanha é importante para evitar complicações da gripe e diminuir o número de pessoas com sintomas respiratórios que possam ser confundidos com o coronavírus.
Vacina em escolas
Para evitar aglomerações nas escolas onde ocorre a vacinação em Vitória, a prefeitura organizou as cadeiras com um metro de distância entre elas. Alguns idosos podem ser vacinados na hora agendada até no carro, se assim preferirem. A orientação da secretária é pedir ao acompanhante que solicite que o profissional de saúde vá até o carro.

Vacinação contra gripe em escolas de Vitória
Além disso, a secretaria de Saúde orienta que as pessoas respeitem os horários agendados e retornem para suas casas logo após a imunização, garantindo assim a menor circulação possível.
Outra orientação da Semus é para quem está com qualquer sintoma de gripe ou problemas respiratórios evitar a imunização agora. “A pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios deve aguardar o período de isolamento para depois se vacinar. Há vacina para todos dos grupos prioritários e a campanha só termina em 22 de maio”, explica a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa.
Outras imunizações
A secretária Cátia Lisboa disse que quem precisa de outras vacinas disponibilizadas pela rede pública, como bebês, deve aguardar o fim da campanha, já que o trabalho das unidades de saúde está voltado para a imunização contra a influenza.
