Dia a dia
“Vamos combater fake news”, diz novo presidente do TRE-ES
Em discurso de posse, Nogueira da Gama destacou o papel da internet na política nos últimos anos, destacando as fake news na rotina digital

José Paulo Nogueira da Gama e Namyr Carlos de Souza Filho. Foto: Divulgação/TRE
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) tem novo presidente a partir desta sexta-feira (10). Foi empossado como presidente o desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama. Completa a Mesa Diretora 2022/2023 como vice-presidente e corregedor o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho. Quem deixa o cargo é o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, que esteve à frente do TRE nos últimos dois anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em discurso de posse, Nogueira da Gama destacou o papel da internet na política nos últimos anos, destacando as fake news na rotina digital, que colocam em risco o debate na opinião pública. Também questionou os algoritmos e sua influência na política e campanhas eleitorais. E, diante desse cenário, elencou alguns caminhos que o judiciário vai traçar durante a sua gestão, principalmente nas eleições de 2022.
Nogueira da Gama destacou que pode-se esperar o máximo esforço para ter o judiciário como porto seguro para checagem de informações e propagação de verdades. Além da manutenção de constante diálogo com as plataformas que hospedam a mídia eletrônica.
“Vamos reunir forças para combater as fake news e o vazamento de dados pessoais. As próximas eleições são consideradas as mais difíceis. Mas para quem se organiza com determinação não há desafio insuperável e para quem ama a pátria não há temor. Dessa gestão pode-se esperar energia positiva, suor, trabalho árduo e contínua vigília”, destacou.
Compareceram à cerimônia de posse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, o próximo presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Fábio Klein.
