fbpx

Dia a dia

TSE inicia julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

O foco central do julgamento é a reunião conduzida pelo próprio Bolsonaro onde ele teria feito alegações falsas sobre o sistema de votação eletrônica

Publicado

em

Jair Bolsonaro

Começa nesta quinta-feira o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro está prestes a enfrentar um julgamento significativo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, se for condenado, pode torná-lo inelegível para futuras eleições. O início da sessão está previsto para às 9h desta quinta-feira (22).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O foco central do julgamento é uma reunião conduzida pelo próprio Bolsonaro no ano ado com embaixadores, na qual ele teria feito alegações falsas sobre o sistema de votação eletrônica.

O encontro gerou acusações de abuso de poder político e uso impróprio dos meios de comunicação, levando o PDT a solicitar uma investigação ao TSE.

Em resposta, o TSE ordenou a remoção das imagens da reunião das redes sociais e do canal oficial de transmissão, alegando a divulgação de informações inverídicas e descontextualizadas.

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) apresentou um parecer favorável à condenação de Bolsonaro. No entanto, a defesa do ex-presidente argumenta que o caso está fora da jurisdição da Justiça Eleitoral, pois a reunião aconteceu antes de Bolsonaro se tornar um candidato oficial para as eleições de 2022.

Na sessão do julgamento haverá discursos do ministro relator Benedito Gonçalves, dos advogados de defesa do PDT e de Bolsonaro, e do vice-procurador eleitoral Paulo Gonet.

Embora o julgamento comece nesta quinta-feira (22), espera-se que se estenda além de uma única sessão, com datas adicionais reservadas para os dias 27 e 29 deste mês. Existe a possibilidade de um ministro solicitar uma pausa no julgamento, o que poderia atrasar o processo em até 90 dias devido ao recesso de julho dos tribunais superiores.