Dia a dia
TRE-ES desmente fake news envolvendo ex-presidente do Brasil
Órgão desmente a alegação de que faria uso do sistema para manifestar posicionamento político e/ou ar mensagens subliminares

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Uma fake news está circulando nas redes sociais dizendo que o Tribunal Regional Eleitoral do ES fez propaganda eleitoral para um ex-presidente em um título de eleitor. A foto que é falsa não a de uma montagem que gera desinformação. O TRE-ES esclarece que os códigos do sistema que faz a autenticação do documento são gerados de forma aleatória sem interferência humana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O programa usado para isso serve para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral e foi criado com o objetivo de facilitar o o dos eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral.
Em nota, o TRE-ES explica que: “desmente a alegação de que faria uso do sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e/ou ar mensagens subliminares às eleitoras e eleitores”. A fake news teve início no estado do Amapá e viralizou por todo o país, principalmente por meio de postagens em redes sociais e envio por aplicativos de mensagens.
