Dia a dia
Testes de covid vão voltar a ser liberados em 48 horas no Espírito Santo
Estado consegui liberar exames que estava represados e outros seis laboratórios particulares arão a processar testes de covid

Nesio Fernandes ao lado de Luiz Carlos Reblin. Foto: Divulgação
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os exames de PCR para detectar o novo coronavírus vão voltar a ser liberados em 48 horas pelo Laboratório Central do Estado, o Lacen. Segundo o secretário de Saúde Nésio Fernandes, além de conseguir a liberação das amostras que estavam represadas na central estadual, seis laboratórios particulares se credenciaram e aram a receber exames do Lacen para processar as amostras da garganta ou nariz colhidas por swab, que é o cotonete usado para esse tipo de procedimento. As informações foram adas em um pronunciamento na tarde desta quarta-feira (23), em que também agradeceu o trabalho de diversos membros do governo do Estado e trabalhadores da saúde e gestores neste ano de combate à covid-19.
“Iremos garantir uma capacidade de testagem plena do nosso estado nesse período de festas para garantir um diagnóstico oportuno e adequado as medidas de isolamento”, disse Fernandes.
O secretário destacou ainda que neste final de ano os serviços de saúde vão trabalhar 24 horas por dia, por isso, orientou que as pessoas que tenham qualquer sintoma gripal procurem os serviços de urgência para ter atendimento médico. E pediu para que os sintomáticos com suspeita também façam isolamento, com o objetivo de frear o avanço da doença, já que o estado vivem uma segunda onda de casos, com aumento de testes positivos, internações e mortes.
“Neste final de ano teremos um batalhão de trabalhados da saúde, de e gestores nos hospitais e pronto-atendimento e nos sistemas de vigilância e regulação e no Samu trabalhando 24 horas por dia para salvar vidas. A gente faz um apelo: trabalhe também para salvar vidas fazendo o seu papel. Oriente seus amigos e família, não frequente espaços que possa colocar em risco sua família. Como dissemos aqui falta muito pouco para a vacina chegar entre nos por isso temos que manter os cuidados necessários e não nos cansamos de pedir esses três pontos: usar máscara manter distância e lavar a mãos”, frisou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Plano de vacinação será apresentado na próxima semana
O plano estadual de vacinação contra a covid-19 está pronto e deve ser apresentado na próxima semana, segundo o secretário de Saúde, Nesio Fernandes. A previsão, com a liberação das vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é que a imunização comece em fevereiro, pelos grupos prioritários. De acordo com o secretário, as seringas já foram todas compradas e o plano foi aprovado no conselho de gestores municipais.
A expectativa é de vacinar todos os grupos de risco no primeiro semestre de 2021 e o restante da população a partir do segundo semestre de 2021.
