Dia a dia
Serviço de coleta de lixo volta a funcionar após decisão da Justiça
Durante dois dias, coletores realizaram greve em Vitória, Serra e Cachoeiro; categoria reivindicava benefícios

Paralisação de coletores. Foto: Reprodução/Sindilimpe-ES
O Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo concedeu liminar determinando o retorno de 90% da coleta de lixo urbana, após dois dias de greve dos coletores. A decisão do presidente do TRT-ES, desembargador Marcello Maciel Mancilha, proíbe, ainda, o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública (Sindilimpe-ES) de impedir a entrada ou saída de locais de trabalho e a execução dos serviços, inclusive em via pública.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na liminar, também é determinado o recolhimento de 100% do lixo hospitalar. A multa para descumprimento da decisão é de R$ 50 mil reais por dia.
A categoria interrompeu o serviço da coleta de lixo na segunda-feira. De acordo com o Sindilimpe-ES, as empresas não cumprem o acordo e não pagam alguns benefícios aos trabalhadores.
Já o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selures) narrou que foi pego de surpresa quando o sindicato dos trabalhadores começou a distribuir panfletos com novas reivindicações, desprezando os acordos já feitos.
Entre as reivindicações, em Vitória e Serra, a categoria pede café da manhã de R$ 7 no ticket por dia, pagamento de ticket-alimentação em caso de afastamento pelo INSS, plano de saúde integral com cirurgia e internação, adicional de periculosidade para jardineiros e operadores de roçadeira e outros pontos. Em Cachoeiro de Itapemirim, além destas reivindicações, a categoria pede equiparação salarial com a Grande Vitória.
