Dia a dia
Serra quer ampliar reordenação de ambulantes para outros bairros
O comércio informal nas áreas mais movimentadas da Serra podem estar com os dias contados
Diante de tantas barracas, tendas e toldos, o que sobra da calçada, muitas vezes, para o pedestre andar é um corredor estreito e cheio obstáculos. Barracas de pastel, água de coco, até mesmo meias e fones de ouvido. Esse comércio informal nas áreas mais movimentadas da Serra podem estar com os dias contados. A Prefeitura Municipal promete realocar e licenciar ambulantes e padronizar barracas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Esse é um problema antigo e alvo de denúncias. Comerciantes reclamam que a presença deles prejudica a visibilidade do mostruário das lojas, enquanto os motoristas buscam vagas de estacionamento em ruas e avenidas mais afastadas por falta de opção. A Prefeitura da Serra parece ter encontrado uma solução para amenizar as insatisfações no município causadas pelo comércio informal.
Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas (DFOP), Ailton Rodrigues de Siqueira, a realocação dos ambulantes da avenida Central, em Laranjeiras, para a avenida Euclides da Cunha e ruas transversais é o projeto piloto. Em paralelo, projetos de reordenamento de outros bairros também estão sendo discutidos e, em breve, também serão colocados em prática.
Na mira da prefeitura estão os trailers e food trucks de Colina de Laranjeiras. O comércio informal tomou conta das avenidas Braúna e Dom Pedro II. Equipes do Departamento de Engenharia de Trânsito já trabalham no projeto de reordenação e marcação do asfalto para que possam ser organizados em ruas laterais e praças. A ideia é também cadastrar e regularizar todos esses comerciantes.
“Nós não queremos prejudicar o trabalho de nenhum comerciante. Pelo contrário, nós queremos organizar e, assim, impulsionar as vendas deles. Em um local ordenado, fica mais atrativo para consumo. Esses comerciantes nunca tiveram licença e nem foram regularizados. Agora estamos proporcionando isso a todos. Tanto a Prefeitura da Serra está disposta até a proporcionar barracas padronizadas para que eles continuem trabalhando”, pontua o diretor.
A previsão é que esse projeto se estenda por todo o município mas, até lá, os próximos bairros a serem contemplados por essa reordenação são Serra Sede, Porto Canoa e Novo Horizonte. A promessa é melhorar o fluxo de pedestres, reduzir a poluição visual, reduzir o impacto no trânsito e regularizar os trabalhadores informais.
Ainda de acordo com Siqueira, o departamento vai oferecer ainda cursos de boas práticas, manuseio e abrir as portas para orientações. A proposta é, além da reordenação, capacitar esses comerciantes informais para uma melhor qualidade de atendimento. “Estamos trabalhando para que a Serra possa continuar crescendo economicamente. Fazer com que esses trabalhadores se capacitem. A Serra é a locomotiva do estado e queremos impulsioná-la”, pontua Siqueira.
ASSISTA A ENTREVISTA
