Dia a dia
Semana será de mais chuva e risco de novas enchentes
Muitas regiões poderão acumular de 200 a 300 mm de chuva ao longo da semana, volumes maiores que a média normal para todo o mês

O município de Iconha, no sul do Espírito Santo, foi um dos mais afetados pelas chuvas na última sexta-feira (17). Foto: Governo do estado
A semana deve ser de chuva intensa em quase todo o estado e, segundo o Climatempo, é alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. A previsão vale para a Grande Vitória e para várias outras áreas do estado, incluindo as que foram alagadas na última sexta-feira (17).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O volume de chuva estimado para próximos dias no Espírito Santo, por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante”, diz o Climatempo.
O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira (20). Porém, entre terça (21) e sexta-feira (24), a chuva deve ser generalizada e muito volumosa. Muitas regiões poderão acumular de 200 a 300 mm de chuva ao longo da semana – volumes maiores que a média normal para todo o mês de janeiro.
Em Vitória, nos primeiros 19 dias do ano já choveu 118,2 mm, o que representa 85% do esperado para todo o mês, que é de 139 mm.
Raios e ventos fortes
O TEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) emitiu alerta para 20 municípios próximos à divisa com Minas Gerais e no Sul do estado. O aviso de atenção é válido até a meia-noite de segunda-feira (20) para ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de raios, podendo haver chuva intensa em curto período de tempo e vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade. Confira os municípios:
Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Alegre
Alto Rio Novo
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Brejetuba
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Iúna
Laranja da Terra
Mantenópolis
Muniz Freire
Pancas
