Dia a dia
Seis cidades capixabas decretam situação de emergência após chuvas
Apesar não chover em todo o estado, cidades cortadas pelo Rio Doce ainda enfrentam enchentes devido ao mau tempo em Minas Gerais

Ruas ficam alagadas após rio transbordar em Castelo. Foto: @portalcastelo/Prefeitura de Castelo
Seis municípios do Espírito Santo decretaram situação de emergência por estragos provocados pelas chuvas: Afonso Cláudio, Castelo, Alegre, Ibatiba, São José do Calçado e Vargem Alta. Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas os dois últimos tiveram os decretos de emergência homologados pelo governo do Estado. Os demais continuam sob análise da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o tenente-coronel Carlos Wagner Borges, não chove mais em território capixaba. Ainda assim, o mau tempo em Minas Gerais continua provocando a cheia no Rio Doce e outros rios que cortam o Espírito Santo, provocando diversos alagamentos em várias cidades.
“Alegre, Baixo Guandu, Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim estão em risco alto de alerta. Já Colatina e Linhares estão em risco muito maior porque os rios que cortam essas cidades estão com a cota de inundação extrapolada. Como em Minas continua chovendo, a água desce para o Espírito Santo”, disse o Carlos Wagner.
Até terça-feira (11), 948 pessoas estavam fora de casa em decorrência das chuvas em todo o estado. Segundo o último Boletim Extraordinário da Defesa Civil, atualizado às 17h desta quarta (12), 526 delas já retornaram para seus imóveis. Outras 422 permanecem nas casas de familiares e abrigos municipais.
Segundo o Climatempo, há previsão de chuva nesta quinta (13) apenas na região de Marataízes, no Sul. Na Grande Vitória e São Mateus, no Norte, o tempo permanece aberto durante todo o final de semana.
