Dia a dia
Rota ilegal causa multa de mil caminhões em Vitória
Agentes da guarda municipal e câmeras de videomonitoramento da capital flagraram só neste ano 1.087 caminhões e carretas circulando em locais e horários proibidos pela legislação municipal

Placa indica limitação de circulação de caminhões em Vitória. Foto: Chico Guedes
Apesar da restrição de circulação durante as horas mais movimentadas do dia, motoristas de caminhões e carretas têm desrespeitado a legislação e circulado em horários e locais proibidos em Vitória, o que contribui até para travar o trânsito quando os veículos grandes não conseguem ar por algum trecho da cidade. Só neste ano, 1.087 multas foram aplicadas pela prefeitura de Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A fiscalização de caminhões e carretas é feita por agentes de trânsito nas ruas e pelas câmeras de videomonitoramento do Cerco Inteligente de Segurança. Assim, quando um veículo de grande porte a pelas barreiras, os operadores consultam a placa do veículo e verificam se está trafegando conforme a lei, explicou a prefeitura.
E a presença desses veículos grandes acaba atrapalhando o tráfego. Na manhã de ontem, por exemplo, um caminhão bitrem complicou o trânsito nas proximidades da Praça do Cauê, em Vitória, depois de não conseguir manobrar. Esse foi o segundo caso registrado no mesmo local, nos últimos dois meses. “É extremamente comum ver carretas, de todos os tamanhos, de todos os eixos, circulando na Grande Vitória e na Terceira Ponte. Elas am a qualquer hora”, conta o motorista de aplicativo Renato Patriarca.
A respeito do caso, a Rodosol, que istra a Terceira Ponte, informou que o caminhão seguia no sentido Vila Velha quando foi abordado pela equipe da concessionária e conduzido ao retorno, já que não atendia às exigências permitidas para trafegar pela via naquele horário. É proibido o tráfego de caminhões com mais de dois eixos e mais de 15 toneladas na ponte.
Em Vila Velha, foram registradas 18 infrações desde o início deste ano. De acordo com o coordenador do Trânsito da Guarda Municipal, Valter Siqueira, a maioria dessas infrações ocorreu na área próxima ao Porto de Capuaba. “São carretas que transportam pedras ou contêineres e estão a caminho do porto”, explica Siqueira.
Em Vitória, limite depende do peso bruto do veículo
• As áreas de maior restrição são o Centro e a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar).
• A circulação é liberada à noite, em dias úteis, e nas manhãs de sábado, e o horário varia de acordo com o peso do veículo, exceto aos domingos e feriados.
• Veículos com mais de 45 toneladas são proibidos de circular na cidade em qualquer dia e horário.
