fbpx

Dia a dia

Quase 9% da população do ES tem algum tipo de deficiência

Os dados fazem parte da Pesquisa por Amostra de Domicílio divulgada pelo IBGE

Publicado

em

Quase 9% da população tem algum tipo de deficiência. Foto: Divulgação

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (7) mostram que 8,8% da população que vive no Espírito Santo possui algum tipo de deficiência.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE pela primeira vez em 2022. O levantamento foi feito com pessoas acima de 2 anos de idade.

Ao todo, são 348 mil pessoas que possuem alguma deficiência vivendo no estado. A proporção de pessoas com deficiência era maior entre as mulheres (9,8%) do que entre os homens (7,3%).

Os grupos em que concentram o maior índice de pessoas com deficiência são os que têm entre 60 e 69 anos de idade (19%). Em seguida vem os entre 50 e 59 anos (17%).

Ao todo, 46,6% possuem 60 anos ou mais de idade. Segundo o IBGE, o aumento da idade eleva o percentual, já que que algumas das deficiências estão associadas às perdas de funcionalidades do corpo com o envelhecimento.

As crianças são 2,8% do total de entrevistados. As principais deficiências apontadas pela pesquisa são dificuldade para andar ou subir degraus; enxergar, apesar do uso de óculos e dificuldade de aprendizado ou de concentração.

O levantamento considerou PCD aquelas pessoas que responderam que “tem muita dificuldade” ou “tem, não consegue de modo algum” para a realização de ao menos uma das atividades descritas nos quesitos investigados.

Assim, entre a população do Espírito Santo, 3,5% das pessoas disseram ter dificuldades para andar ou subir degraus; 3,1% disseram ter dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato; 2,5%, dificuldade para aprender, lembrar-se das coisas ou se concentrar; 2,2% alegaram ter dificuldade para levantar uma garrafa com dois litros de água da cintura até a altura.