Dia a dia
Própria ou imprópria? Placa confunde banhistas na Praia da Costa
A prefeitura diverge com informações sobre a balneabilidade da Praia da Sereia

Na Praia da Sereia, em Vila Velha, a placa instalada pela prefeitura diz que o mar está próprio para banho. Foto: Josué de Oliveira
Um dia após a reportagem do ES 360 mostrar a ausência de placas de balneabilidade nas praias da Grande Vitória alertando para as condições impróprias do mar, a prefeitura de Vila Velha instalou, nesta quarta-feira (11), uma sinalização na Praia da Sereia, na Praia da Costa, onde não existia a informação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O local é o preferido por famílias com crianças por causa do mar calmo e águas transparentes. No entanto, pela manhã a placa sinalizava que as condições para mergulho estavam próprias para o banho.
> Praias impróprias para banho na GV: o que influencia na qualidade da água?
A informação é diferente da que é divulgada pelo site do Executivo, onde os moradores am para saber se pode ou não mergulho na região. De acordo com última atualização da página, toda a extensão da praia está imprópria e não deve ser utilizada para banho.
Nesta quarta-feira, com sol forte e placa permitindo o banho, a praia ficou lotada. No mar, inclusive, pessoas praticam esportes e nadavam sem aparente preocupação com os riscos à saúde.
A Praia da Sereia é a única do Espírito Santo que possui o selo de Bandeira Azul. Para conquistar a certificação internacional, foram avaliados diversos fatores. Entre eles a balneabilidade do local.
Em nota, a prefeitura confirmou que a praia está imprópria para banho e que uma equipe técnica foi ao local na tarde desta quarta-feira para fazer a alteração.
