fbpx

Dia a dia

Previsão é que o ES receba lotes maiores de vacina em abril e maio

A Secretaria de Saúde quer aumentar a velocidade de vacinação

Publicado

em

Vacina contra a covid-19. Foto: Agência Brasil

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Espírito Santo deve receber um volume grande de doses de vacinas contra o novo coronavírus nos meses abril e maio. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na tarde desta segunda-feira (29).

“A expectativa é que em abril e maio o estado tenha quantidades superiores àquelas distribuídas ao longo do processo de vacinação, tanto enviadas pelo Ministério da Saúde, quanto a possibilidade do governo do Estado de adquirir vacinas”, explicou Nésio.

Devido à expectativa de ampliar o processo de imunização no estado, a Secretaria de Estado da Saúde tem feito reuniões com farmacêuticas que atuam no estado para desenvolver estratégias para incrementar a capacidade e a velocidade de vacinação dos municípios capixabas.

O secretário ressaltou que a recomendação aos municípios é que utilizem as doses em sua totalidade e que a vacinação seja feita no menor espaço de tempo possível. A orientação fez com que, na última semana, o estado registrasse o seu melhor desempenho na vacinação desde o início do processo.

A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é de que, na próxima sexta-feira (2), o estado receba um novo lote de vacinas, com uma quantidade superior à última remessa enviada pelo Ministério da Saúde.

Imunização

O Espírito Santo recebeu, na noite da última sexta-feira (26), a décima remessa de doses de vacina para dar continuidade à imunização contra o novo coronavírus, com 79.9 mil doses. Foram entregues 17.9 mil doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) e 62 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

Com este quantitativo, o Estado iniciará a vacinação do público de 65 a 69 anos, com o envio aos municípios do quantitativo de 51.529 doses para atender 35% desta população (que possui 147.257 mil de população estimada no estado). Além disso, fará o envio de imunizantes aos municípios com o quantitativo para completar 100% da D1 de idosos de 70 a 74 anos; e mais o quantitativo de 2% para trabalhadores da saúde.

Dados da vacinação

Até a tarde desta segunda-feira, o estado já recebeu 615.620 doses de vacinas contra a covid-19. Dessas, 594.402 foram distribuídas aos municípios, que aplicaram 301.076 como primeira dose e 86.702 segunda dose.