fbpx

Dia a dia

“Precisamos voltar a respeitar a doença e o perigo”, pede secretário de Saúde

Estado identificou aumento da automedicação depois de aparecimento de sintomas, sem ar por avaliação médica, isolamento e testagem de contatos

Publicado

em

O Espírito Santo vive atualmente uma terceira fase de aceleração da covid-19 na avaliação da Secretaria de Saúde. Além do aumento de casos após o Carnaval, o governo também identificou que aumentou a prática da automedicação depois de aparecimento de sintomas, sem ar por avaliação médica, isolamento e testagem de contatos.

Por isso, o secretário de Estado do Saúde, Nesio Fernandes, pede para que seja combatida toda a postura que menospreze o risco da doença com poucos sintomas, reconhecendo os sinais de alerta. “Precisamos voltar a respeitar a doença e seu perigo”, diz.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os cuidados devem ser retomados principalmente porque o estado ou a desenhar uma nova fase de aceleração da doença. A partir da segunda quinzena de janeiro, chegou a começar uma fase de recuperação, mas com o Carnaval em fevereiro, aglomerações e praias, houve crescimento de casos na semana 8 em relação à semana 7 e esse crescimento deve ser refletido nas internações hospitalares, explicou o secretário.

“Toda a preparação e disciplina social precisa ser resgatada. Tínhamos medo e respeito ao tamanho das proporções, no entanto, os sintomas aram a ser menosprezados. A doença continua evoluindo em pessoas com poucos sintomas. Teve aumento da automedicação e também do número de pessoas que procuram hospital já com pulmão comprometido. A procura tardia que tem ocorrido nos hospital do Brasil leva à piora do prognóstico do paciente”, explica.