fbpx

Dia a dia

Plantonistas de PA em Vitória estão há dois meses sem salário

Médicos estão sem receber desde abril; problema já tinha acontecido em fevereiro e março

Publicado

em

Fachada do Pronto Atendimento de São Pedro. Foto: PMV

Médicos plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória, reclamam que estão há dois meses sem receber salários. De acordo com os profissionais, que são contratados por empresas terceirizadas contratadas pela Prefeitura de Vitória, foi realizado apenas um pagamento referente à fevereiro e março. Desde então, os plantonistas não receberam novamente os valores de abril e maio.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a categoria, a empresa responsável pelo atraso nos salários desde fevereiro é a Braço Saúde, que informou aos médicos que não foi feito o pagamento porque a Prefeitura não reou o valor. Já em maio, outra empresa assumiu os contratos dos plantonistas, a Livemed. São cerca de 10 médicos plantonistas nesta situação.

No mês ado, parte dos médicos que estavam sem receber deixaram de trabalhar em São Pedro até que a situação fosse regularizada. Neste caso, de acordo com os profissionais, a paralisação não pode ser feita, já que precisam prestar o serviço para a nova empresa, sem a garantia de que o salário seja pago normalmente.

“Já é o segundo mês que acontece isso e, se continuar assim, a gente pretende parar de atender no PA de São Pedro até que alguma providência seja tomada. É o mínimo que a gente quer, receber pelo nosso trabalho. É um absurdo”, conta Bruno Varanda, um dos médicos plantonistas.

O problema acontece para os médicos plantonistas e a unidade funciona normalmente com os médicos efetivos da prefeitura, que estão com o salário em dia.

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que a empresa responsável pela contratação dos médicos não apresentou todos os documentos necessários, previstos em lei, como comprovantes de regularidade fiscal e previdenciária, certidão negativa em dia, documentos trabalhistas, para liberação do pagamento do contrato. A empresa foi notificada e, assim que apresentar a documentação solicitada, dará seguimento ao processo de pagamento, conforme prevê a legislação.

A empresa Braço Saúde não foi localizada.