Dia a dia
Perdeu o Enem? Veja como pedir para fazer em outra data
Principal prova para entrada no ensino superior público acontece em dois domingos com disciplinas de todo o ensino médio

Primeiro dia do Enem teve provas de humanas, linguagens e redação. Foto: Reprodução/Brasil Escola
A primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu no último domingo (05) em todo o país. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), mais de 71% dos estudantes compareceram para realizar a prova. Mas, e quem não foi, tem direito a fazer em outro dia?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O candidato que faltou o primeiro dia tem chance de pedir reaplicação da prova em alguns casos específicos descritos no edital. Estudantes com doenças infectocontagiosas e problemas logísticos comprovados podem fazer o pedido. A prova reaplicada acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique e entre em nosso canal!
Doenças
Caso o participante esteja com alguma doença infectocontagiosa e que possa comprar o fato, ele pode pedir reaplicação. As doenças previstas no edital são:
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola;
- Varíola dos macacos (monkeypox, mpox);
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela;
- Covid-19.
Logística
Quem teve algum problema logístico no dia da prova também pode pedir reaplicação. O edital alerta que quem teve problema no primeiro dia de aplicação deve comparecer normalmente no segundo dia. São exemplos de problemas logísticos:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
- Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela;
- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Fazer pedido
A solicitação deve ser feita pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) até o dia 17 de novembro. A análise é feita de maneira individual a partir da entrega da documentação solicitada no site, como um comprovante legível que prove a doença.
> A lista das 60 universidades do exterior que aceitam o Enem
Nessa documentação, devem aparecer o nome do participante, diagnóstico da doença, Classificação Internacional de Doença (CID), do profissional acompanhada com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Mas é importante lembrar que estudantes que alegaram indisposição ao longo da aplicação da prova e não conseguiu concluí-la não terá oportunidade de pedir reaplicação. Além disso, os estudantes que não comparecerem nos dias 12 ou 13 também não terão direito de solicitar uma nova data.
