Dia a dia
Ocupação dos leitos de UTI para covid-19 é de 84,67% no ES
Neste momento, o estado trabalha com 724 UTIs exclusivas para covid-19, sendo que 614 estão em uso

Respiradores em UTIs. Foto: Shutterstock
Na tarde deste sábado (13), o Espírito Santo atingiu a marca de 84,67% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com complicações decorrentes da covid-19. Os dados do Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde foi atualizado às 12h05.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na última quarta-feira (10), o estado superou a marca de 80% de leitos de UTI ocupados. Este nível de uso impactou diretamente na matriz de risco estadual — ferramenta com diretrizes e ações de combate à doença em território capixaba –, e ainda interrompeu a vinda de pacientes com coronavírus transferidos de outros estados para continuar o tratamento no Espírito Santo devido à crise sanitária.
Apesar da alta demanda por leitos hospitalares, o Espírito Santo não colapsou e há ainda a previsão da ampliação de UTIs para covid-19 já anunciado pelo governador Renato Casagrande: serão abertos 158 leitos até o final de abril. A maioria deve ficar disponível ainda neste mês de março, e dez já foram entregues no último sábado (6), em Vitória.
Neste momento, o estado trabalha com 724 UTIs exclusivas para covid-19, sendo que 614 estão em uso. A situação mais crítica é a da região Metropolitana, que tem 86,72% das ocupadas. Das 497 existentes, 431 estão em uso. A região Central aparece com o menor índice de ocupação do estado: 72,46%.
