Dia a dia
Número de assassinatos durante o verão cai 14% no Espírito Santo
589 pessoas foram presas, desse total, 515 ocorreram por flagrantes e outras 74 por meio de mandados expedidos pela Justiça

Polícia Militar. Foto: Reprodução/Instagram/PMES
A Operação Verão 2022 possibilitou a redução de 14,41% no número de assassinatos em relação ao mesmo período do ano ado. Foram 196 homicídios, menor já registrado desde 2002. No ano de 2021, o número chegou a 229. A queda é apontada em levantamento feito nos 78 municípios do Espírito Santo que recebem maior fluxo de pessoas neste período do ano. O balanço foi divulgado na tarde desta quinta-feira (11), pelo secretario de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, durante coletiva.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 589 pessoas foram presas, desse total, 515 ocorreram por flagrantes e outras 74 por meio de mandados expedidos pela Justiça. Além desses, outros 69 menores de idade foram apreendidos. Ainda foram apreendidos mais de 23 kg de drogas e 85 armas de fogo. O levantamento foi feito entre os dias 27 de dezembro e 6 de março durante a Operação Verão, que reuniu as forças policiais do Espírito Santo.
Diferentemente dos anos anteriores, o efetivo da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) não foi deslocado do interior para o litoral. O reforço de patrulhamento foi realizado pelos 252 novos soldados que se formaram recentemente. O plano incluiu ainda o pagamento de Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo) aos militares que se voluntariaram para trabalhar em horário de folga.
O Corpo de Bombeiros também fez um trabalho de reforço em áreas de lagoas, rios e cachoeiras. Nesse período, o estado registrou a morte de 44 pessoas vítimas de afogamento. No ano ado, foram 64 mortes. Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Alexandre Cerqueira, o aumento do efetivo de bombeiros atuando nas áreas litorâneas foi fundamental para a redução dos afogamentos.
O número de crimes contra o patrimônio também foi menor este ano na comparação com anos anteriores. Durante o verão, 2.307 ocorrências de roubos a pessoas foram contabilizadas. Em 2021 foram 2.869. Já as ocorrências de roubos a comércios chegaram a 158, enquanto no ano ado foram 272. Os registros também foram menores em relação ao número de roubo de carros ( foram 987 em 2022 contra 993 em 2021) e de roubos a casas (foram 55 ocorrências este ano, enquanto em 2021 foram 61).
