Dia a dia
“Não há possibilidade de retorno do ensino fundamental e infantil”, diz secretário
Para garantir um retorno seguro às atividades escolares, a Secretaria da Saúde está preparando um projeto de testagem na comunidade escolar
Após cinco meses sem aulas, ainda não há estimativa para retorno das atividades para as crianças do ensino infantil e fundamental, segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes. A volta às aulas, quando acontecer, deve ocorrer primeiro com estudantes mais velhos, como de faculdades e ensino médio, conforme a Secretaria de Saúde (Sesa) já chegou a anunciar anteriormente.
Para garantir um retorno seguro às atividades escolares, a Sesa está preparando um projeto de testagem na comunidade escolar que deve ser concluído ainda nesta semana, para que seja utilizado como indicador da volta às aulas. O decreto que suspende as aulas em todo o Espírito Santo vai até o dia 31 de agosto e, segundo Nésio, o governador Renato Casagrande vai dar mais detalhes sobre o assunto ainda nesta semana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ampliação de testagem
Com a diminuição do número de casos e mortes pela covid-19 a cada semana, o estado vai caminhar para a testagem de todo e qualquer paciente sintomático, para monitorar uma possível segunda onda. “Estamos preparando condições para que a partir de setembro o Lacen (Laboratório Central) realize mais de 2.500 testes por dia. Vamos voltar a testar todos os sintomáticos e os contatos de casos positivos”, afirmou Nésio Fernandes.
Maioria dos casos agora estão no interior
Os números da pandemia estão em queda no Espírito Santo, principalmente na Grande Vitória. Nos últimos 14 dias, a queda foi de 26% dos casos, apontou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. Nesse período, a Grande Vitória teve 35% dos óbitos, e o interior 65%. Em relação ao número de casos, 27% foram registrados na região metropolitana e os outros 73% no interior.
