Dia a dia
Música anima pacientes com covid-19 em hospital de Vitória
Os versos de “Trem Bala”, canção de Ana Vilela, ecoaram pelos corredores animando e confortando pacientes que enfrentam a doença
Com voz e violão, colaboradores da assistência do Hospital Unimed, em Vitória, levaram música aos pacientes que estão isolados enquanto recebem o tratamento contra a covid-19. Os versos de “Trem Bala”, canção de Ana Vilela, ecoaram pelos corredores animando e confortando pacientes que enfrentam a doença.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ação, batizada de Musicoterapia no HU, faz parte do projeto Jeito de Cuidar, que realiza na unidade atividades que humanizam ainda mais o atendimento durante a pandemia. “A recepção à proposta foi ótima. Agradou muito aos pacientes e trouxe uma enorme injeção de ânimo aos colaboradores. E é um diferencial grande do nosso acolhimento, um trabalho muito bem realizado pelos nossos profissionais, que fazem a diferença na vida dos pacientes neste momento”, diz o diretor do Hospital Unimed, Eduardo Zanandrea.
> Espírito Santo registra 34 mortes por coronavírus e 970 casos em 24 horas
Para fazer bonito, os colaboradores da assistência ensaiaram antes, inclusive fora do horário de plantão. Foram selecionadas músicas que falam sobre esperança e, entre elas, além de “Trem Bala”, “Dias Melhores”, do Jota Quest.
A Musicoterapia no HU deve acontecer três vezes por semana, sempre ando nos corredores dos quartos e da UTI onde há pacientes com Covid-19. “Essas pessoas ficam sozinhas e tivemos que pensar o que poderíamos fazer para alegrar a rotina delas no hospital. Sabemos que a música auxilia na recuperação, mexe com o sentimento, e daí veio a ideia. Além de fazer bem ao paciente, o colaborador se sente envolvido”, destaca a gerente de Enfermagem, Elki Higo Zanandrea.
