Dia a dia
Multas de trânsito serão aplicadas também por celular
Sistema começa a funcionar em um mês, segundo o Detran-ES. Motorista poderá recorrer das multas recebidas por meio de um portal

Policiais terão o às informações do condutor e do veículo pelo celular. Chico Guedes
Em cerca de um mês, policiais militares do Batalhão de Trânsito vão ar a aplicar multas de trânsito pelo celular, além de poderem registrar as informações de acidentes também de forma eletrônica. O governo do estado, por meio do Detran-ES (Departamento de Estradas de Rodagem), entregou 1,3 mil celulares à PM que darão o ao chamado Sistema Global de Infrações. O objetivo do sistema é dar mais segurança e transparência na coleta dos dados, além de reduzir o uso de papel. A medida foi anunciada ontem pelo governador Renato Casagrande (PSB) e vem acompanhada de outras mudanças.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, após a implantação desse sistema, será feita a integração das informações com o banco de dados do órgão para que os agentes de trânsito tenham o aos dados do veículo e do condutor no momento do registro da infração ou do acidente, por exemplo. Essa etapa deve ser concluída 30 dias após o início do sistema de registro de multas pelo celular.
Recurso mais fácil
Outra medida anunciada foi a criação do Portal do Cidadão, por meio do qual o motorista poderá recorrer das multas recebidas sem precisar sair de casa. O objetivo é desburocratizar o processo e também reduzir o uso de papel, e a expectativa é que os órgãos de fiscalização municipais e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) façam a adesão do sistema, permitindo que o recurso de multas emitido também possa ser feito no mesmo portal.
Hoje, quem deseja recorrer de uma infração de trânsito precisa ir ao órgão que emitiu a multa, onde é aberto um processo para julgamento. Segundo Givaldo, só no ano ado foram emitidas mais de 500 mil multas no estado. “Isso significa mais de 500 mil processos. São papéis que estamos extinguindo a partir de agora com esse sistema eletrônico, que vai processar a informação com mais transparência”, diz.
Também dentro de um mês, o estado pretende concluir a adesão ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). O sistema consiste em um aplicativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que comunica o motorista a respeito das multas interestaduais recebidas pelo celular, de forma automática.
