Dia a dia
Vitória vai começar a multar através de câmeras em 4 vias
O foco será o uso de celular e estacionamento irregular

Câmeras vão fiscalizar motoristas. Chico Guedes
Até o segundo semestre, motoristas que circulam pelas vias de Vitória poderão ser multados pelas câmeras de videomonitoramento da prefeitura. A princípio, a fiscalização vai ocorrer em quatro das principais vias da cidade, 24 horas por dia. O foco da fiscalização será o uso de celular no trânsito pelos motoristas e também estacionamento irregular.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As primeiras vias a serem monitoradas remotamente por agentes da guarda de trânsito na central de monitoramento são a Dante Michelini, Reta da Penha, Fernando Ferrari e Desembargador Santos Neves, principalmente próximo ao entroncamento com a Reta da Penha.
Segundo o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória, Brunno Xavier, a fiscalização só vai ocorrer depois que as avenidas estiverem devidamente sinalizadas informando ao motorista que são fiscalizadas por câmeras.
Esse formato de fiscalização por videomonitoramento e autuação de infrações será possível a partir de uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro que ocorreu no fim de março.
Os pontos a serem fiscalizados foram definidos depois de estudos. Para a operação começar, é preciso ainda alterar a posição de alguns aparelhos. “Os profissionais vão estar na central de monitoramento especialmente para fiscalizar via câmeras. O trabalho será feito 24 horas e o motorista só será autuado com 100% de clareza das imagens. Em caso de recurso, o motorista vai solicitar as imagens”, afirma Xavier.
A previsão é que as principais infrações a serem averiguadas sejam usar celular ao volante, estacionamento em local proibido e fazer conversão em local proibido e ainda ultraar sinal vermelho. “Esperamos que só o fato de informar em placas de sinalização a possibilidade da fiscalização por câmeras possa inibir a ação do motorista”, frisa.
Vila Velha já multa via câmeras
Já a prefeitura de Vila Velha informou que conta com fiscalização de trânsito por videomonitoramento desde 2018, de acordo com a regulamentação do Contran 471/13 e 532/15. O maior índice de infrações flagradas por esta modalidade é estacionamento irregular.
Sobre o registro das infrações e sinalização, a prefeitura informou que todas as câmeras estão aptas, porém somente as que estiverem com a sinalização informando que há fiscalização por câmeras estarão operando desta forma.
Serra vai instalar câmeras
Na Serra a prefeitura informou que não há aplicação de multas por câmeras. A prefeitura está fechando um contrato para começar a instalação de novas câmeras de videomonitoramento. Assim que esta etapa for concluída, as câmeras irão contribuir para aumentar a efetividade da fiscalização e reduzir acidentes.
