Dia a dia
Mulheres dedicam 10 horas a mais que homens às tarefas de casa no ES
No Espírito Santo em 2019, enquanto as mulheres am 20,9 horas nos afazeres domésticos, os homens dedicam 11,3 horas à tarefas semelhantes

Lavar louças está entre as tarefas domésticas. Foto: Pixabay
Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre outras formas de trabalho apontou que, em 2019, mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais que homens aos afazeres domésticos e cuidado de pessoas no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio) apontam que no Espírito Santo, em 2019, enquanto as mulheres têm 20,9 horas dedicadas a afazeres domésticos, os homens dedicam 11,3 horas para tarefas semelhantes. A média de horas semanais de reservadas para tarefas domésticos e/ou cuidados de pessoas foi de 16,6 horas.
O órgão detalhou ainda que em 2019, no Espírito Santo, 86,6% (2,8 milhões) das pessoas com idade igual ou superior a 14 anos declararam realizar tarefas domésticos. Quando se observa a taxa de realização de afazeres domésticos por grupos de idade no Espírito Santo, a realização é maior entre os adultos de 25 e 49 anos (90,4% em 2019). A taxa é maior nessa faixa etária, tanto para homens quanto para mulheres.
Segundo o IBGE, a análise por nível de instrução mostra que a realização de trabalhos domésticos no domicílio ou em domicílio de parente cresce com o aumento da escolaridade. Assim, em 2019, no Espírito Santo, 89,3% das pessoas com ensino superior completo realizaram esse tipo de tarefa, enquanto, entre aquelas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, a taxa foi de 84,4%.
