Dia a dia
Mais de mil pessoas estão desalojadas em Viana
O município continua em estado de alerta para alagamentos e possíveis riscos de deslizamentos de massa
As fortes chuvas que afetam o Espírito Santo desde a última semana deixaram mais de mil pessoas desalojadas em Viana. A informação foi dada nesta segunda-feira (18) pelo o secretário de Defesa Civil, coronel Ramalho, em entrevista à Band News FM. O município continua em estado de alerta para alagamentos e possíveis riscos de deslizamentos de massa. Não há desabrigados no município, segundo o coronel.
Apesar da diminuição do volume dos rios Formate e Jucu, os moradores das margens ainda estão em alerta. “Fechamos as portas do abrigo neste domingo (17) por não haver mais desabrigados. Em contrapartida, hoje (segunda-feira) o número de desalojados a de mil pessoas, que buscam refúgio em casas de parentes e amigos”, afirmou o coronel Ramalho.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ainda no domingo, a Prefeitura de Viana em parceria com o Governo do Estado distribuiu kits de limpeza para auxiliar os moradores que tiveram as residências alagadas, o que contribuiu para que muitos pudessem voltar para suas casas. Também foi feito um trabalho de limpeza das ruas do município.
> Saiba onde fazer doações para vítimas da chuva no estado
As áreas de encostas e próximas aos rios ainda são a maior preocupação da Defesa Civil. O município ainda está em alerta e a atenção está voltada para bairros como Industrial, Bom Pastor, Santa Teresinha, Santo Agostinho, Marcílio II, Nova Ribeirinha.
Previsão de chuva
O tempo deve permanecer instável em todo o estado ao longo desta semana. Para esta segunda-feira (18), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de pancadas de chuvas acompanhadas de raios, que podem ocorrer de forma intensa em curto período de tempo e vir com rajada de vento de moderada ou forte intensidade. O alerta é válido para quase todo o estado, com exceção dos municípios da região Sul.
Segundo o Climatempo, na terça-feira (19), também estão previstas pancadas de chuva a qualquer hora do dia, mas com menor intensidade. O meteorologista do Climatempo Matias Sales explica que uma nova frente fria que está sob o estado associada a um ciclone extratropical faz com que a umidade continue entrando no estado, favorecendo a precipitação. Ele alerta que, neste momento, qualquer quantidade de chuva pode ser perigosa devido aos riscos de deslizamentos e inundações.
Na quarta-feira (20), há previsão de chuvas mais volumosas e ventos fortes em todo o estado. A partir de quinta-feira (21), as temperaturas começam a subir e as chuvas ficam mais fracas.
