Dia a dia
Lixo acumulado: paralisação de coletores continua em três cidades
Ruas de Vitória, Serra e Cachoeiro acumulam lixo; Sindilimpe-ES afirma pagamento irregular dos benefícios aos trabalhadores

Lixo acumulado em Vitória. Foto: Renato Rocha/ES 360
Depois da coleta de lixo interrompida durante a segunda-feira, trabalhadores mantém o serviço suspenso em Vitória, Serra e Cachoeiro de Itapemirim. Já no segundo dia sem o serviço, as cidades acumulam lixo e as ruas ficam sujas. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Asseio Conservação Limpeza Pública e Serviços Similares no Espírito Santo (Sindilimpe-ES), as empresas não cumprem o acordo e não pagam alguns benefícios aos trabalhadores.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Entre as reivindicações, em Vitória e Serra, a categoria pede café da manhã de R$ 7 no ticket por dia, pagamento de ticket-alimentação em caso de afastamento pelo INSS, plano de saúde integral com cirurgia e internação, adicional de periculosidade para jardineiros e operadores de roçadeira e outros pontos. Em Cachoeiro de Itapemirim, além destas reivindicações, a categoria pede equiparação salarial com a Grande Vitória.
De acordo com o Sindilimpe-ES, as atividades continuarão paralisadas até que as empresas decidam negociar. No entanto, não há previsão, até o momento, para que isso aconteça.
No primeiro dia de protesto, a Prefeitura de Vitória informou que a coleta de lixo domiciliar e limpeza das vias da capital pode atrasar, mas que todos os esforços e medidas estão sendo tomados para regularizar os serviços o mais breve possível. Pede, ainda, a colaboração dos moradores, evitando colocar os resíduos antes da chegada dos coletores.
Na Serra, a prefeitura disse que o cronograma semanal de serviços sofrerá alguns impactos entre esta segunda-feira (21) e sexta-feira (25) em vários bairros do município. Entre os serviços que podem ser prejudicados pela paralisação, estão a coleta de lixo doméstico, capina, varrição e outros.
De acordo com a prefeitura da Serra, as empresas contratadas para a realização dos serviços confirmam que os trabalhadores reivindicam benefícios e que medidas jurídicas para o restabelecimento total dos serviços de limpeza pública estão em andamento. A Prefeitura da Serra informa, ainda, que não tem qualquer pendência com a empresa contratada.
A empresa Vital, terceirizada para o serviço em Vitória, ainda não se pronunciou sobre o caso.
