fbpx

Dia a dia

Lítio verde: o que é o material que trouxe Alckmin ao ES

O primeiro lote de lítio verde foi enviado pelo Porto de Vitória. O vice-presidente da república Geraldo Alckmin acompanhou a operação

Publicado

em

Porto de Vitória. Primeiro lote de lítio verde foi enviado nesta quinta-feira (27).

Primeiro lote de lítio verde foi enviado nesta quinta-feira (27). Foto: Patrícia Battestin

O primeiro lote de lítio verde foi enviado para China nesta quinta-feira (27). Foram encaminhados pelo Novo Porto de Vitória 30 mil toneladas do produtos para o país asiático. Em visita ao Espírito Santo, o vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin falou sobre os impactos positivos deste momento. “É um dia histórico na exportação do lítio verde, com carbono zero, sem barragem no tratamento de resídio”, disse Alckmin.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além do vice-presidente outras autoridades acompanharam o primeiro embarque da matéria prima, entre elas o governador do Espírito Santo Renato Casagrande e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Durante entrevista o mineiro falou sobre a relevância do produto. “Nós temos um lítio de altíssima qualidade. E a partir de agora o Brasil participa ativamente desta transição energética e com um detalhe, este lítio produzido no norte de Minas é um lítio verde. Diferente de outras partes do mundo não tem barragem, não tem químicos e não tem emissão de carbono. Nós estamos com um diferencial, se o mundo vai depender do lítio, quer o lítio ecologicamente correto, com zero emissão de carbono, terá de comprar o lítio brasileiro”

LÍTIO VERDE

O lítio verde vem ganhando destaque no cenário mundial como uma alternativa sustentável e promissora para atender à crescente demanda por energia limpa e mobilidade elétrica. O produto é extraído no vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais. A abordagem produto busca enfrentar esses desafios por meio de práticas sustentáveis em todas as etapas do ciclo de vida do lítio:

1. Extração Responsável: Uma das principais preocupações com a mineração de lítio é o seu impacto no meio ambiente. O lítio verde promove a utilização de métodos de extração responsáveis, que buscam minimizar a degradação do solo, a contaminação de recursos hídricos e o desmatamento de áreas sensíveis.

2. Energia Renovável: Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de lítio, a abordagem verde prioriza o uso de energia renovável em todas as etapas do processo. A adoção de fontes limpas como a energia solar e eólica ajuda a tornar a produção do lítio um processo de baixa pegada de carbono.

3. Reciclagem: A reciclagem de baterias de íons de lítio é um pilar fundamental do lítio verde. Ao recuperar o lítio e outros materiais valiosos das baterias usadas, é possível reduzir a necessidade de extração de lítio virgem, economizando recursos naturais e minimizando os resíduos.

4. Eficiência Energética: Buscando aprimorar constantemente os processos de produção, o lítio verde visa aumentar a eficiência energética. Ao otimizar o uso de energia, é possível reduzir o consumo total, tornando todo o processo mais sustentável.

ESCOLHA DO PORTO

Houve uma disputa para definir qual porto seria responsável pelo envio do material. “O Espírito Santo tem uma vocação logística muito forte histórica. Ele está muito bem posicionado. Minas Gerais já utiliza o Espírito Santo para uma série de operações portuárias, tanto para importação quanto para exportação. Então nada mais natural do que considerar o Porto de Vitória para fazer essa operação até então inédita no Brasil”, disse Ilson Hulle, diretor presidente da VPorts.

Ilson ainda reforçou que a escolha abre portas para outras operações além de fortalecer o estado economicamente. “Gera emprego e renda. É uma operação que não acontecia aqui no Espírito Santo. Isso traz divisa, traz renda, entre outros benefícios para o estado”, finalizou.