Dia a dia
Laboratório confirma conversa com governo do ES sobre vacina
A farmacêutica Pfizer ite que está em negociação com o governo do Espírito Santo para fornecimento de vacina contra a covid-19

Vacina contra o novo coronavírus. Foto: Pexels
A empresa farmacêutica americana Pfizer itiu nesta segunda-feira (19) que está em negociação com o governo do Espírito Santo para “um futuro fornecimento de sua vacina contra a covid-19”.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O laboratório não fez acordo com o governo brasileiro, que optou pelos estudos de Oxford, em parceria com Fiocruz, por isso alguns estado, incluindo o Espírito Santo, estariam negociando diretamente com a empresa para receber parte da produção. Nos Estados Unidos, a empresa possui acordo para entregar de 100 a 500 milhões de doses entre o fim de 2020 e 2021.
Na última sexta-feira (16), quando foi divulgada a informação sobre a conversa do laboratório com estados para fornecimento da vacina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tinha informado apenas que conversava com a Pfizer para saber mais sobre a potencial vacina que está sendo desenvolvida, a fim de “avaliar uma possível parceria futura de fornecimento”.
“A Pfizer está em conversas com diversos estados, incluindo o Espírito Santo, para avaliar possíveis parcerias para um futuro fornecimento de sua vacina contra a covid-19, a depender da aprovação regulatória da mesma”, disse a farmacêutica, por nota.
Reunião sobre vacinas em Brasília
O governador Renato Casagrande afirmou em entrevista à rádio CBN que vai sugerir em reunião sobre aquisição de vacinas nesta terça-feira (20) em Brasília, que o governo federal compre a vacina da chinesa Coronavac, feita em parceria do Instituto Butantã com o governo de São Paulo.
Como essa vacina, que já foi testada em 9 mil voluntários pode estar pronta em dezembro ou janeiro, o governador disse que vai fazer o pedido para o governo federal realizar a compra e consequentemente a imunização de parte da população o mais rápido possível.
