fbpx

Dia a dia

Inmet emite novo alerta de chuva forte para todo o Espírito Santo

A previsão é que até a manhã desta terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, as chuva pode acumular entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia

Publicado

em

Chuva. Foto: Danielli Saquetto

Chuva. Foto: Danielli Saquetto

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira (11) um novo alerta laranja de acumulado de chuva, classificando a situação com perigo, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. O alerta é válido para todo o Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A previsão é que até a manhã desta terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, as chuvas podem acumular entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. A orientação do Inmet é para observar alteração nas encostas e se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Já o Incaper emitiu nível de alerta devido a persistência das condições favoráveis para chuvas de intensidade moderada a forte, que podem resultar em acumulados significativos. Segundo informações da Defesa Civil estadual, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), emitiu alertas do risco moderado de movimento de massa para os municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana.

Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil Estadual, o domingo (10) registrou acumulado de chuva de 30 a 50 mm em trechos da Grande Vitória. As demais áreas da metade sul e central capixaba receberam entre 10 e 20 mm, em média. O norte do estado acumulou aproximadamente 10 mm.

Até as 11h30 desta segunda-feira (11), estava entre 70 e 100 mm em pontos da Grande Vitória e entre 30 e 60 mm nas demais áreas da metade sul do estado e sul da Região Nordeste. Os demais setores capixabas acumulavam entre 10 e 20 mm. O estado continuava com céu encoberto.

O acumulado deste dia deve ser expressivo, podendo representar entre 40 e 60% da média de chuva para um outubro típico em algumas regiões, mas se aproximando do total de chuva do mês nas vizinhanças da Grande Vitória e da Região Nordeste