Dia a dia
Ifes explica como será processo seletivo por histórico escolar
As cerca de 4.5 mil vagas serão disputadas por histórico e outras por sorteio, explica pró-reitora

Campus do Ifes de Jucutuquara. Foto: Divulgação
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai trocar as tradicionais provas pela seleção do histórico escolar para turmas de ensino médio integrado com técnico. Para as turmas de ensino técnico concomitante, quando alunos estudam em outra instituição ou já acabaram o ensino médio, a escolha será por sorteio.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Pionttkovsky, explica que o modelo adotado no ano ado teve bom resultado e também foi adotado por outros institutos federais. “Apesar da evolução da vacina e da imunização a gente não sentiu segurança para realizar o processo de forma presencial. O movimento é muito grande para atender aos protocolos, precisaríamos de ter o dobro de pessoas trabalhando e o dobro dos locais de prova”, explica.
No ano ado, foram 25 mil inscritos nas 22 unidades no Espírito Santo. E foram oferecidas em média 4.5 mil vagas. A maior parte dessas vagas é para ensino médio integrado, que vai ter seleção por análise de histórico. As vagas para cada turma são divididas em 50% para cotas e 50% para ampla concorrência.
O edital com todos os detalhes e critérios da análise de currículo ainda será publicado, mas a previsão é que se analise as notas do ano do 5º ao 8º ano do ensino fundamental, desconsiderando o do ano atual por ainda estar em andamento. Sobre o questionamento de pais e professores de cursinho pré-Ifes sobre as diferenças entre escolas, a pró-reitora explicou que não compete ao Ifes avaliar outras redes, que devem atender a legislação nacional e a base curricular.
Já para o público que já concluiu o ensino médio ou vai fazer o curso técnico estudando em outra escola a escolha será por sorteio. A pró-reitora explica que o sorteio é aleatório, realizado por um software.
