Dia a dia
Hospitais devem informar total de pacientes graves por covid-19
A Secretaria de Saúde determinou que todos os hospitais do Espírito Santo precisam informar casos de internação por coronavírus
Todos os hospitais da rede pública e privada do Espírito Santo, inclusive os que não são referência no assunto, serão obrigados a informar à Sesa (Secretaria de estado da Saúde) o censo diário de pacientes graves ou hospitalizados confirmados de covid-19 ou com síndrome respiratória aguda grave.
O objetivo da medida assinada pelo secretário Nésio Fernandes e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (24) é acompanhar a investigação de todos os casos notificados compulsoriamente atingidas pelo novo coronavírus em todo o Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os hospitais precisam ar, até as 10 horas da manhã de cada dia para a secretaria de saúde informações como nome, idade, sexo e endereço do paciente. Também precisam ser informadas as comorbidades do paciente e em que área está internado — UTI, semi-intensivo, enfermaria e pronto-socorro. E ainda data da internação, prognóstico e suspeita ou confirmação da covid-19.
A Sesa (Secretaria de estado da Saúde) afirma ainda que a omissão ou sonegação dessas informações pode acarretar em responsabilidade istrativa, civil e criminal.

Hospital Jayme é uma das unidades de referência no tratamento do coronavírus. Foto: Divulgação/Governo do Estado
