Dia a dia
“Hoje é o dia da ciência”, diz secretário de Saúde do ES após eficácia de vacina do Butantan
“Se discutiu e produziram vacinas no mundo inteiro, mas hoje uma vacina produzida no Brasil, uma vacina do SUS, já está disponível para todo o país pela coordenação do Ministério da Saúde”, afirmou Nesio

Secretário da Saúde, Nésio Fernandes. Foto: Divulgação/Sesa
Após o anúncio da eficácia de 78% da vacina contra a covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nesio Fernandes, publicou um vídeo comemorando o resultado e a decisão do Ministério da Saúde da compra do imunizante.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Espírito Santo tem 7,5 milhões de seringas para vacinação contra covid-19
“O resultado da eficácia ficou em 78% e a segurança já era conhecida com as publicações anteriores. A vacina já está com pedido de uso emergencial na Anvisa. Hoje é o dia da ciência. É a demonstração de que a iniciativa de produzir soluções dentro do Brasil são possíveis e viáveis. Se discutiu e produziram vacinas no mundo inteiro, mas hoje uma vacina produzida no Brasil, uma vacina do SUS, já está disponível para todo o país pela coordenação do Ministério da Saúde”, afirmou Nesio, em vídeo.
O secretário destacou que em último caso, se o ministério não distribuir essas vacinas, o governo do Espírito Santo já tem um memorando assinado pelo Butantan para aquisição de doses complementares da vacina para que junto com o Plano Nacional de Imunização (PNI), o estado possa alcançar uma quantidade grande da população capixaba, com o objetivo de vacinar toda a população adulta e idosa ainda em 2021.
