fbpx

Dia a dia

Himaba altera funcionamento do Banco de Leite Humano e pede doações

As mudanças foram anunciada devido às orientações para reduzir a disseminação do novo coronavírus

Publicado

em

Estoque de banco de leite. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Estoque de banco de leite. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Himaba (Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves), em Vila Velha, alterou o horário de funcionamento e a rotina do Banco de Leite Humano da unidade. Provisoriamente, o atendimento externo será feito das 8 horas às 17 horas. As mudanças foram anunciada devido às orientações para reduzir a disseminação do novo coronavírus.

> HEMOES pede doações de sangue

A Secretaria de Estado da Saúde informou que toda mãe que chegar ao Banco de Leite será questionada sobre sintomas respiratórios e observada sobre sinais de quadro respiratório. As sintomáticas serão atendidas desde que usem máscara durante todo o atendimento, que será o mais breve possível, visando ao retorno da paciente ao isolamento social e a proteção da equipe. O local de atendimento será higienizado logo após a saída da paciente.

Na recepção, as pacientes externas deverão manter a distância de dois metros umas das outras, entrando apenas três por vez. Só será permitido um acompanhante para a mãe e o bebê, desde que assintomático.

> Hucam suspende consultas, exames e cirurgias eletivas

O recebimento e coleta de doações de leite humano e a pasteurização estão mantidos. Apenas as doações exclusivas externas estão suspensas. O estoque de leite destinado à alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Utin (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) a baixo, por isso, é importante que as mães continuem fazendo a sua doação.

Como doar leite humano no Himaba

Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151,  com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.