BandNews FM
Hemoes recebe metade de doações de sangue necessárias por dia
Após surto de dengue nos hospitais, o estoque ficou comprometido e a perspectiva de doações é baixa com a chegada do inverno

Foto: Freepik
Ouça a reportagem:
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para manter um estoque de sangue seguro, o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) precisa de, pelo menos, 120 doadores por dia. No entanto, a média diária de doações é a metade, cerca de 60. Com a chegada do inverno, naturalmente o número de doações caem e o apelo por essa atitude solidária é ainda mais intensificado com a campanha Junho Vermelho.
Este ano, o surto de dengue, que levou muitos pacientes aos hospitais que necessitaram de transfusão, comprometeu o estoque de sangue do estado. Mesmo em um cenário mais brando da dengue em que o Espírito Santo se encontra, ainda é difícil retomar o ritmo de doação, como destaca a diretora ténica do Hemoes, Belissa Sossai.
“O nosso estoque ainda não é seguro. Tivemos um surto de dengue a pouco, o que causou bastante preocupação no abastecimento dos hospitais. Apesar desse surto estar mais tranquilo, a gente ainda não teve um aumento das doações e, por isso, esse surto ainda reflete hoje no estoque. Nós não temos diariamente a média de doações que precisamos. São necessários pelo menos 120 candidatos por dia, mas recebemos cerca de 60 ou 80 doadores diários”, explica.
Os estoques dos tipos B-, O+, O- e A- são os em estado mais críticos. O tipo AB+, AB- e A+ está em alerta enquanto apenas B+ está no nível estável. O principal motivo dos tipos O e A estarem em falta é porque esses tipos sanguíneos têm muita demanda e rapidamente o estoque fica vazio.
Para doar, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar grávida ou amamentando e não estar em jejum. Além disso, quem fez procedimentos como tatuagem, maquiagem definitiva ou piercings deve esperar um ano para realizar a doação.
