fbpx

Dia a dia

Halo solar chama atenção de moradores no céu de Vitória

Rômulo Finamore registrou o “fenômeno óptico” na manhã desta sexta-feira (19)

Publicado

em

Um arco-íris em volta do sol, esse fenômeno é conhecido como Halo Solar.

Halo solar no céu de Vitória chama a atenção de moradores. Foto: Rômulo Finamore

Um fenômeno semelhante à um arco-íris que se formou ao redor do Sol chamou a atenção de moradores de Vitória. Rômulo Finamore registrou o “fenômeno óptico” na manhã desta sexta-feira (19) na praia próximo ao Iate Clube, na Praia do Canto.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O halo solar ocorre sempre que a luz do Sol, ao ar pela atmosfera terrestre, ultraa cristais de gelo. Os halos se formam entre 5 a 10 quilômetros na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus, que são carregadas com esses cristais de gelo.

> Com novo recorde Vitória é a capital mais quente do país

“O fenômeno surge apenas entre o fim da manhã e o começo da tarde porque é neste período do dia que os raios solares atingem os cristais de gelo das nuvens cirrustratus no ângulo correto para a formação do halo”, explicou o Climatempo.

Quando a luz solar a através dessas nuvens há uma refração da luz e o halo surge. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis pelo tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

CARACTERÍSTICAS DO HALO SOLAR

O halo solar tem como características principais sua forma arredondada e multicolorida ao redor do Sol. Seu formato geométrico é devido à estrutura cristalina na forma hexagonal dos cristais de gelo suspensos na troposfera. Além disso, pode haver regiões com uma luz mais concentrada, chamadas de parélios.”

HALO LUNAR

No caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo. Já o halo lunar, por sua vez, ocorre com base no mesmo princípio, a única diferença é que o círculo formado se dá ao redor da Lua.